Notícias

06
Jul/16

CONSEG/LEM recebe visita de promotora pública e avança em busca de soluções para a segurança


O encontro aconteceu na sede do CONSEG/LEM





Ulisses Moreira

Dra. Stella Atanázio e Ulisses Moreira


O CONSEG quer a guarda municipal mais atuante no município

No final da tarde desta quarta-feira, 06, por volta das 16h, Membros do Conselho Comunitário de Apoio à Segurança de Luís Eduardo Magalhães (CONSEG/LEM) se reuniram na sede o órgão com a Promotora de Justiça Criminal, Dra. Stella Atanázio.

Participaram do encontro o presidente do CONSEG, Ulisses Moreira, do vice-presidente Lourival Bublitz, o conselheiro Fernando Murata, o diretor social Sigi Vilares e o presidente licenciado do sindicato dos guardas municipais Maece Bispo.

O presidente do CONSEG/LEM apresentou à promotora o material que os membros do conselho coletaram durante a viagem que fizeram mês passado ao interior de São Paulo e apresentou quais seriam os passos a seguir pelo município para que Luís Eduardo também pudesse ter no futuro algo parecido.

Dra. Stella se mostrou favorável as questões apontadas pelo CONSEG, sinalizando pelo melhoramento, definição de atuação, melhorias nos equipamentos e uma evolução gradativa de efetivo e ostensividade da guarda municipal.

Sobre o Estatuto da guarda, pendente de aprovação, a promotora disse que oficiará o município para que envie o estatuto da guarda para a Câmara Municipal e em seguida oficiará também a Câmara para que proceda a sua aprovação no tempo e nas condições estabelecidas pela Lei 13022/2014.

O presidente do CONSEG, Ulisses Moreira, falou da necessidade da criação imediata da ouvidoria e corregedoria da Guarda Municipal que é indispensável para que as demais evoluções aconteçam naquele órgão de segurança. Dra. Stella se comprometeu também encaminhar no mesmo ofício que fará ao executivo a recomendação de agilizar a criação dos órgãos de controle dentro da guarda municipal. Isso acontecendo vai possibilitar a guarda municipal, num futuro próximo, uma melhor atuação junto as outras forças de segurança no combate ao crime, devidamente armada.

“Queremos elaborar um documento no CONSEG com apoio das Forças de Segurança, Ministério Público e Judiciário, capaz de dar a base e as necessidades da segurança pública local, para que o próximo gestor público comprometa-se com esse documento para estruturar uma guarda civil armada nos moldes do que vimos no interior de São Paulo. Contamos com a Dra. Stella, bem como o Ministério Público, para nos apoiar para que isso ocorra em breve”, disse Ulisses Moreira.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades