Notícias

28
Jun/16

Pr. Adejarlan: Dirigir agressivamente não expressa masculinidade

Recentemente Julie Langloism psicóloga da Universidade de Montreal no Canadá, realizou uma pesquisa para detectar se há alguma relação entre a masculinidade fora dos limites aceitáveis (machismo) e os riscos ao conduzir um veiculo.

Os voluntários foram colocados em um simulador de direção e tinham o seus desempenho medido. Era dado uma tarefa em determinado percurso, mas nada era falado quanto a contravenções ou ao foco da pesquisa ser o machismo. Eles so eram informados de que outros motoristas tinham realizado a mesma rota em sete minutos.

A maioria dos que conseguiram cobrir o percurso em menos de cinco minutos cometeu uma serie de procedimentos perigosos, como cortar pela direita, sair da pista em alta velocidade, usar a contramão de forma imprudente e até colisões ou esbarrões. Outros esperavam o momento certo para fazer ultrapassagens e acelerar.

Assim , segundo a pesquisa, o machismo de alguns condutores prejudica significativamente a tomada de decisão na pista, o que representa riscos muitas vezes desnecessários e que colocariam a segurança de terceiros em perigo em percurso real.
Alguns homens veem o veículo como uma extensão de seus próprios corpos e assim se tornam agressivos na estrada. O veículo lhes dá uma sensação de mais “poder” e assim muitos dão vasão à agressividade sentindo-se mais “machos”.

O motorista machista acha que dirigir agressivamente e de forma arriscada lhe permite expressar o que ele acha que é “masculinidade”. Nada mais do que uma necessidade de autoafirmação.

O transito é o retrato do que acontece na vida. O transito tem se tornado num ambiente de competição e parece mais uma pista de formula 1.

Parece que testosterona em excesso sem o cérebro como aliado tem sido muito prejudicial. Então, aquele velho ditado de que “Mulher ao volante, perigo constante” pode ser substituído pelo “Machão ao volante, perigo constante”.

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus - Barreiras/BA

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades