Notícias

07
Jun/16

Após deixar Valinhos, membros do CONSEG/LEM visitam Indaiatuba

Cidade de Indaiatuba

Sede da Guarda Civil Municipal







A equipe de reportagem do Blog Sigi Vilares continua acompanhando o Conselho Comunitário de Apoio a Segurança de Luís Eduardo Magalhães ((CONSEG/LEM) no interior paulista. Após visitar a Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade de Valinhos (conforme noticiamos acima, Ulisses Moreira Neto, Fernando Murata, o guarda municipal Maeci Bispo, e o repórter Weslei Santos chegaram na tarde de ontem, 06, na cidade de Indaiatuba para visitar mais uma guarda municipal.

Viaturas

Motos

Na cidade, os luiseduardenses foram recebidos pelo GCM Lima, que também é secretário adjunto do município. Foi ele que apresentou a sede da GCM e do COI de Indaiatuba, que conta com um efetivo de 280 homens, 63 viaturas (entre carro e motos) e 110 policiais militares. A cidade conta com uma população de 230 mil habitantes e registra dois casos de homicídios em 2016.









GCM Lima revelou que desde 2009, os guardas municipais atuam perante a sociedade combatendo o crime junto as forças policias. Os GCMs de Indaiatuba usam armas de calibre 12, pistola 380 e revólver calibre 38 e conta com caminhonetes Trailblazer nas operações.



Fernando Murata visita canil

Membros do conselho e guardas munipais em frente ao canil

Weslei Santos posa com um cão da guarda

O CONSEG conheceu diversas repartições da Guarda Civil Municipal que são modelos de segurança e já recebeu visitas de pessoas de vários países. A GCM possui um canil onde os cães que são treinados em diversas línguas por GCMs para dificultar o contato com alguém que possa se comunicar com o cão na língua portuguesa. Os cachorros são treinados para acharem drogas, armas e outros objetos em veículos no decorrer das blitz em carros suspeitos.


A guarda municipal conta com academia


A guarda municipal conta com armeiro próprio



Na GCM de Indaiatuba tem uma academia a disposição dos guardas municipais que contam com o acompanhamento de treinador físico. Para reduzir custos com empresas terceirizadas, as viaturas são consertadas no interior da sede da própria guarda civil municipal. Os instrutores de tiros são próprios da guarda que conta ainda com armeiro para limpar e fazer a manutenção das armas. Já o treinamento veicular, como direção defensiva, fica a responsabilidade do órgão adequado e competente.

No interior da sede da guarda municipal, o conselho de segurança de LEM teve uma ideia de como é feito as rotas das viaturas que são monitoradas quando estão fazendo rondas.

O GCM Lima falou da importância dos órgão competentes da cidade em frente a segurança. Ele contou que a guarda civil que é bem equipada e que o prefeito entende que segurança é um dever do município.

Sede do COI

Central de video-monitoramento







Repórter Weslei Santos entrevista o GCM Lima

Ao final da visita que durou a tarde inteira e entrou pela noite, o GCM Lima mostrou ao conselho de segurança de LEM o Centro de Operação e Inteligência (COI) que com tecnologia de primeiro mundo e monitora toda a cidade com integração.
No interior do COI estão instalados a guarda civil municipal e os bombeiros que também vão fazer parte da equipe que monitora em tempo real o que acontece na cidade tanto a entrada como saída de veículos na cidade e qual a frequência que esse carro trafega pela cidade.

“Mais um aprendizado para a nossa cidade. Quando voltarmos apresentaremos tudo o que vimos aqui em São Paulo. Dá para fazer uma segurança diferente em LEM, basta nós querermos”, disse Fernando Murata, presidente da AMMO e diretor do CONSEG/LEM.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades