Notícias

19
Mar/13

Dia da Ordem DeMolay no Brasil.

No dia 18 de março é comemorada uma data muito especial na vida de milhares de jovens, trata-se do Dia da Ordem DeMolay no Brasil.

A Ordem DeMolay é um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, que foi criado nos Estados Unidos da América por um Maçom da cidade de Kansas City chamado Frank Sherman Land.

Nossa Ordem tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens. Ou, nas palavras do Primeiro Diácono na Cerimônia de Iniciação:

“O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens.”

A chegada da Ordem DeMolay no Brasil foi em agosto de 1980, com a instalação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, primeiro da América do Sul. Trazida pelo então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Alberto Mansur, a Ordem DeMolay expandiu suas fronteiras e, em pouco tempo, se espalhou pelas principais cidades do país, atingindo 3 mil membros em menos de cinco anos de existência.

Em 2010 o então Presidente da República Luiz Inácio Lula Da Silva, instituiu o dia 18 de março como sendo o Dia do DeMolay no Brasil através da Lei Federal nº 12.208 de 19 de janeiro de 2010.

Presente em todos os estados brasileiros, Ordem DeMolay ultrapassa a marca de 28 mil membros ativos cadastrados nos últimos sete anos. E, no mesmo período, a aproximação com a DeMolay International tomou proporções inéditas, transformando a DeMolay Brasil numa referência para países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Romênia.

Atualmente, são mais de 400 Capítulos espalhados por todo o território brasileiro, que se reúnem regularmente e garantem que milhares de jovens continuem tendo acesso aos ensinamentos de Frank Sherman Land. Com as Sete Virtudes Cardeais, a Ordem DeMolay transforma a vida de milhares de garotos brasileiros e ajuda na formação de líderes juvenis!
Em nossa cidade a Ordem, que esse ano completará 25 anos, é representada pelo Capítulo Juventude Barreirense da Ordem DeMolay nº 94, fundado em 05 de outubro de 1988, patrocinado pela Grande Benemérita Loja Simbólica Fraternidade Barreirense, nº 44.

Na Região Oeste temos Capítulos DeMolay além de Barreiras, em Barra, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Santa Maria da Vitória, São Felix do Coribe, Correntina e Luis Eduardo Magalhães.

Um por todos, todos por um, rompem-se as barreiras. Justiça.

Parabéns a todos!!!
Por Delbo Augusto

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades