Notícias

05
Jun/16

CONSEG/LEM visita a cidade paulista de Leme e conhece o trabalho da Guarda Civil Municipal

Com 90 mil habitantes a cidade de Leme registrou em 2015 apenas 8 homicídios


Na cidade de Leme, o CONSEG/LEM visitou a sede da Guarda Civil Municipal






O CONSEG/LEM foi muito bem recebido

Após rodar mais de 1400 quilômetros, o presidente do CONSEG/LEM, Ulisses Moreira Neto, o presidente do conselho de ética e presidente da AMMO Fernando Murata, o guarda municipal Maeci Bispo, e o repórter Weslei Santos do Blog Sigi Vilares, chegaram na noite deste domingo, 05, na cidade de Leme, no interior do estado de São Paulo.

A equipe do conselho e a nossa reportagem foram bem recebidos pelo guarda municipal da segunda classe Lucival e por mais dois GCM Tiago e Gueldino, que gentilmente conversaram com os membros do CONSEG/LEM.





Num bate-papo descontraído os luiseduardenses puderam saber como a guarda municipal trabalha em Leme





Ulisses e Murata na sede da GCM







A Guarda Civil Municipal (GCM) de Leme conta com um efetivo de 48 homens e quatro viaturas. A escala de trabalho é de 12 por 24 e 12 por 48 horas de trabalho, sempre em conjunto com a polícia militar. A cidade de Leme conta com cerca de 90 mil habitantes. Ano passado a cidade registrou apenas 6 homicídios. 


Os GCMs Gueldino e Tiago

As armas utilizadas pela guarda municipal da cidade são as pistolas Glock e as espingarda de calibre 12. Na cidade de Leme, a GCM monitora uma central de vídeo-monitoramento que fiscaliza a entrada e a saída de veículos na cidade.

O repórter Weslei Santos indagou o com o GCM Tiago acerca de como é feito o serviço da guarda armada na cidade: "Muito melhor um efetivo armado onde trabalhamos para combater o crime e defender a sociedade. Pouco tempo atrás prendemos um indivíduo e encaminhamos o mesmo para a delegacia de polícia, mas os "amigos" dele logo depois vieram contra a nossa guarnição para nos agredir. Tivemos como nos defender, pois estávamos armados. Já pensou se trabalhássemos sem armas? O pior poderia ter acontecido”, contou Tiago.

Entre as armas utilizadas pela guarda de Leme estão as pistolas Glock




A guarda municipal de Leme tem um centro de monitoramento





O GCM Lucival também contou a nossa reportagem que o serviço dos guardas são divididos em faixa etária. Os mais velhos ficam em postos fixos de trabalho. Os mais novos vão para as ruas combater o crime de frente.

Nesta segunda-feira, 06, o conselho de segurança de LEM e a reportagem do Blog do Sigi Vilares visitará mais três cidades paulistas para conhecerem o trabalho outras guardas municipais.

“Queremos conhecer o trabalho de todas. Todo esse conhecimento vai se transformar em relatório que será apresentado a nossa sociedade civil organizada e ao poder público municipal”, contou Ulisses Moreira.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades