Notícias

30
Mai/16

Pr. Adejarlan Ramos: Aborrescente ou Adolescente?

Muitas pessoas dizem que a adolescência é uma fase difícil e com certeza é. A pessoa está deixando de ser criança, se despedindo da infância, mas ainda não é adulta. Além dessa mudança de faixa etária, está acontecendo transformações no corpo e as consequências da puberdade.

Nas meninas, a preocupação é com a beleza, o cabelo e o rosto cheio de espinhas. Os meninos, por sua vez, preocupam-se com a barba que começa a despontar no rosto, os músculos e a voz que muda.

Os pais precisam perceber essas mudanças e apoiar esse momento, esta fase da adolescência. Existe, nessa fase, uma tendência à baixa autoestima. Por isso, ouvir elogios nessa fase é algo muito importante. Isso ajuda a melhorar a autoestima ao adolescente.

Nesta fase, o adolescente tende a se afastar um pouco dos pais e passa a se identificar mais com os amigos. Isto acontece porque ele está construindo a sua identidade própria.

Assim, é importante ficar atento às amizades estabelecidas pelo adolescente. Se o adolescente não tiver um vínculot forte com a sua família na construção de seus valores, a opinião dos amigos pode se tornar muito mais importante do que a opinião dos pais. Por isso, trazer os amigos para perto é aconselhável para os pais saberem com quem seus filhos tem compartilhado vivencias.

Receber os amigos dos filhos em casa é uma boa alternativa. Dessa forma é possível conhecer melhor as pessoas com as quais ele convive.

Uma boa sugestão é trazer o grupo para perto de seus olhos. Assim, você vai entender melhor a realidade de seu filho.
Lembre-se que você também foi adolescente e teve dificuldades e desafios a serem vencidos. Ser adolescente é mais difícil quando não há empatia. Aproveite cada fase da vida dos filhos.

A adolescência deles vai passar ( e como passa rápido) e vai ficar as lembranças boas ou más. A adolescência é um tempo de plantar e a colheita vai ser uma consequência do que e como se plantou. Reflita no que você tem plantado com seus filhos.

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus em Barreiras (CEADB e CGADB).

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades