Notícias

19
Mai/16

Embasa retira oito ligações clandestinas de água em São Desidério





Em mais uma ação de combate a furto de água, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) retirou, no final do mês passado, oito ligações clandestinas da rede distribuidora de água no município de São Desidério, no oeste da Bahia. Além da sede municipal, as equipes da empresa também identificaram duas ligações irregularidades na zona rural, nos povoados de Angico e Roçado Velho.

Para identificar as fraudes, popularmente conhecidas como “gatos”, a equipe cruzou as informações das leituras dos hidrômetros com uma pesquisa de consumo. “Nesses imóveis, houve uma redução drástica do consumo de água que passava pelo hidrômetro, apesar de manterem a mesma quantidade de moradores”, explica a gerente da Embasa em São Desidério, Deyse Dayana dos Santos. A empresa ainda vai estimar a quantidade de água desviada e definir a multa a ser aplicada a cada imóvel.





Segundo a gerente, fraudes na rede distribuidora prejudicam o abastecimento de água. “Muitas vezes, calculamos água suficiente para os imóveis de parte da cidade, mas os furtos e as perdas com vazamento modificam toda a nossa previsão, acarretando em interrupções no fornecimento. Quem furta água, normalmente não se preocupa com o consumo racional e desperdiça o recurso”, explica Deyse Dayana. O escritório da Embasa em São Desidério, com o apoio da divisão operacional da unidade regional, vai continuar a ação de combate a fraude em sua rede distribuidora de água.

A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. Caso identifiquem ligações clandestinas de água, a população pode denunciar pelo 0800 0555 195.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades