Notícias

18
Mai/16

Resumo de ontem, terça-feira, 17, da sessão da Câmara de Vereadores de LEM

 

Realizou-se no dia 17 de maio, a 14ª sessão ordinária do 7º período legislativo na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães. Durante a sessão foi apresentado um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, um projeto de lei de autoria do poder executivo, um Projeto de Lei em segunda votação e 22 indicações protocoladas.

O vereador Mardonio da Rocha assim que começou a sessão ordinária leu o processo de quebra de decoro parlamentar do vereador Sidnei Giachini.

O presidente da casa de leis, vereador Elton Almeida em seu discurso lembrou as moradoras que vieram na sessão passada para pedir aos vereadores mais atenção as ruas que estão abandonadas, e sem  iluminação pública. O presidente solicitou; “Alem de pedir iluminação nesse local, e queprovidencie a presença de pelo menos, um guarda municipal e/ou um policial militar nas escolas da rede pública de ensino, especialmente entre o horário das 19 às 23 horas. Temos muitos alunos sendo assaltados, precisamos de mais segurança. Os marginais perderam o medo. Precisamos de mais viaturas, efetivo e a presença do Estado em nosso município", avaliou.

Em seguida, na oportunidade, o vereador falou que o prefeito deveria ter sido mais forte em sua reunião com o Secretário de Segurança Pública. "O prefeito deveria ter levado mais representantes e mais dados sobre a segurança da Cidade.  Temos que tratar isso como um caso grave, por isso acho que ele deveria ter cobrado mais, devendo rever tudo isso", finalizou.

Ao final do pronunciamento, Eltinho citou sobre a gestão e incentivo da agricultura familiar no município. "O  Vice Prefeito Alecrim ofereceu a população o projeto da piscicultura como moeda de troca, depois que teve os votos na eleição municipal e na eleição estadual esqueceu completamente das famílias que fizeram investimentos nesse projeto e geraram expectativa de renda. A população merece resposta sobre a morte em massa dos peixes, tendo que analisar se havia ou não gestor de contrato profissional para acompanhar o desenvolvimento do projeto. Já que ele solicitou a polícia para expulsar mais de trinta "Boleiros", estes que ajudaram o município a se tornar uma referencia no Brasil, agora faça o mesmo com a Secretaria de Agricultura, só que de forma positiva ao povo, pedindo a polícia para obrigar a Secretaria de Agricultura indenizar as famílias lesadas", frisou Elton.

"A câmara terá um papel fundamental na eleição municipal deste ano. Observo que a Câmara está sendo vista hoje assim como a presidenta Dilma, afastada, estava vendo o Congresso há exatamente quatro meses atrás, dado por ela como um Congresso morto. Deste modo como o congresso hoje, a Câmara de vereadores não está morta, ainda vamos decidir muita coisa importante que irá influenciar no resultado das eleições", afirma Elton.



A Vereadora Katerine Rios, ratificou o discurso do colega Reinildo Nery, se declarando preocupada com a gestão e incentivo da agricultura familiar no município, especialmente no recorte da piscicultura. Questionou a habilidade do secretario de Agricultura para a gestão da pasta e justificou seu questionamento registrando o fato de que a bomba indispensável para manutenção da vida dos peixes foi retirada ainda em 2015 para manutenção e ate esta data não foi recolocada, causando a morte dos peixes e inviabilizando a continuidade do processo. Antes de finalizar, expressou grande preocupação com a intenção do Secretário Municipal de desativar os dois poços artesianos que atendem aos moradores da vila, construídas através de recursos viabilizados pelo então deputado Oziel Oliveira.

O vereador Guinho da Contem Parabenizou a EXPOLEM pela organização da feira que contou com a presença de vários expositores que comercializaram vários tipos de produtos e artesanatos da região oeste valorizando assim a cultura e o comercio da região. Convidou aos nobres Edis como legítimos agentes de controle da máquina pública para pegar a responsabilidade pra si e cobrar mais segurança e mais investimentos no que diz respeito ao desenvolvimento econômico por parte do poder executivo em nosso município.

Em sua fala, o Vereador Reinildo Nery destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável de Luís Eduardo ao tempo em que se declarou preocupado com a gestão do projeto que visa incentivar e fomentar a piscicultura no município. Ressaltou que os recursos foram liberados, mas que a população, alvo dos benefícios, não se diz assistida ou apoiada. Relatou o problema em curso com a bomba que garante a sobrevivência dos peixes em uma das comunidades contempladas com o projeto e salientou que o mesmo revés esta em vias de se repetir nas demais comunidades. O vereador encerrou sua fala convocando o Secretário Municipal de Agricultura, para comparecer ao plenário da Câmara de Vereadores e prestar esclarecimentos sobre o andamento dos mesmos.  

Fonte:ASCOM - CÂMARA DE VEREADORES DE LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades