Notícias

15
Mar/13

Hospital do Oeste sinaliza leitos para troca de posição dos pacientes‏



O que pode haver de comum entre os pacientes internados em clínica médica e aqueles que se encontram numa UTI? Certamente é o tempo – geralmente longo – em que muitos deles permanecem acamados. Para diminuir a incidência dos típicos problemas de pele causados por essa extensa permanência num leito, profissionais de enfermagem do Hospital do Oeste adotaram um sistema muito simples e eficaz: a sinalização por cores.

Os alertas são afixados em quadrados de cartolina colorida, acima da cabeceira dos leitos. A técnica funciona mais ou menos com um semáforo de trânsito: o amarelo indica úlcera de menor gravidade. Já o vermelho, é utilizado para sinalizar os leitos cujos pacientes são portadores de úlceras que inspiram cuidados mais intensos. Além disso, os horários em que o paciente deve ser mudado de posição, para amenizar as feridas, são indicados por sobre a ilustração de um relógio, ao lado da sinalização colorida.

De acordo com a enfermeira principal da clínica médica, Vanessa Oliveira, a iniciativa tem garantido a redução na formação de úlceras por pressão, lesões causadas na pele de pacientes que passam muito tempo acamados. “É possível perceber a melhora na cicatrização das feridas e a diminuição do desenvolvimento das úlceras. Esse sistema também facilita o auxílio dos acompanhantes”, comenta a enfermeira.

Edneusa Santos, que tem o pai internado há quatro meses, percebeu a diferença. “Basta eu olhar para o relógio que já sei quando mudar meu pai de posição. Facilita muito, pois ficamos orientadas sobre o que fazer”, relata.

Iniciativa, criatividade e compromissos com o bem estar do paciente: é o jeito de ser Osidiano levado ao pé da letra...e da cor!

Fonte:Thianne Lira - ASCOM do HO
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades