Notícias

18
Set/12

HO conscientiza população sobre o cadastro de medula óssea

Assim que soube da realização do Cadastro de Medula óssea no Hospital do Oeste, em Barreiras, Genivaldo Pereira (foto) aproveitou para se tornar um voluntário. “ Se eu posso ajudar a salvar uma vida, porque não?”, comentou Genivaldo.
 
Há seis meses, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital do Oeste começou a realizar o cadastramento de doadores de medula óssea, que tem como finalidade integrar possíveis doadores de qualquer parte do mundo a pessoas que estejam na fila de espera por um transplante.
 
No dia nacional de transplante de medula óssea (27 de setembro),a UCT/HEMOBA do HO vai realizar uma campanha de conscientização com colaboradores e acompanhantes de pacientes por meio da distribuição de panfletos, cartazes e orientações sobre o assunto. Até o mês de agosto foram 138 voluntários, uma média de duas pessoas por dia, número ainda considerado pequeno, haja visto que a chance de haver doadores sem parentesco compatíveis é de apenas 1 para casa 100 mil pessoas.
 
“Apesar de ser um procedimento simples, o principal entrave na conquista de novos doadores, é a falta de conhecimento da população, por isso, a conscientização é feita diariamente, principalmente com aqueles que já são doadores de sangue”, comentou Katrina Porto, coordenadora da UCT/HEMOBA.
 
Para se cadastrar é necessário apenas que o doador tenha entre 18 e 55 anos e esteja saudável. O cadastro é feito na UCT/HEMOBA que funciona no hospital do Oeste.

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, responsável pela produção dos componentes do sangue. O transplante é indicado no caso de algumas doenças que afetam as células do sangue, como a leucemia.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades