Notícias

05
Abr/16

Logística: setor bilionário e em alta

Segmento carece de mão de obra e se manterá aquecido nos próximos anos



Apenas em 2015, o setor de logística deve movimentar R$ 510 bilhões no Brasil. Em um país onde os bons números econômicos contrastam com os gargalos de infraestrutura, os profissionais de logística são cada vez mais requisitados pelas empresas e pelos órgãos públicos.

A área pode ser uma boa opção para quem gosta de lidar com infraestrutura, transportes, planejamento estratégico e, claro, muitos números. Seja um curso técnico ou mesmo de graduação, a logística é uma boa opção para quem deseja trilhar uma carreira relativamente nova, mas essencial para a economia do País.

Armazenamento e distribuição - Em linhas gerais, o curso é destinado à formação de profissionais para atender as atividades de transporte, armazenamento e distribuição em diversas áreas, tanto na indústria como nos setores de comércio e serviços.

O curso, oferece as seguintes disciplinas específicas: gestão de custos logísticos, intermodais, logística empresarial, planejamento, programação e controle de produção, logística internacional, operações de terminais e armazéns, qualidade em sistemas logísticos, transportes, distribuição e seguros.

As maiores demandas de profissionais estão em regiões com forte tradição em transporte, como cidades portuárias, industriais e nas grandes metrópoles. Para se ter uma ideia da importância da logística nas grandes cidades, os congestionamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro, as duas maiores regiões metropolitanas do País, provocaram um prejuízo de R$ 98,4 bilhões em 2013, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Mobilidade é desafio - “A mobilidade tornou-se um dos principais desafios das metrópoles. Muitos projetos estão em andamento, como ampliação de rodovias, ferrovias e hidrovias”, afirma Kanamori. Ele dá dicas para quem pretende seguir a carreira: “A logística é uma das áreas que registram maior crescimento em oportunidades profissionais, tanto no Brasil como no exterior. Trata-se de uma área que vai necessitar de muitos profissionais nos próximos anos. Estamos vivendo um apagão logístico, justamente por causa da falta de mão de obra, o que torna a área atraente. Procure instituições com professores qualificados e especialistas na área.”

Fonte:in
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades