Notícias

08
Mar/13

Câmara de Vereadores de Barreiras encerra semana da mulher com vasta programação


A Câmara de Vereadores abriu suas portas para as mulheres. Fotos: Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Nesta Semana da Mulher, a Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras realizou vários eventos que começaram na terça-feira, 5, e se findou nesta sexta-feira, 8.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Tito, falou da importância do evento, onde na terça-feira, foram homenageadas com placas 23 mulheres de diferentes destaques nas suas atividades na sociedade barreirense. "O poder legislativo reconheceu nestas mulheres o seu destaque na sociedade.", disse Tito.


Vereador Carlos Tito, presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras

Na quarta-feira, 6, a tribuna da Câmara foi ocupada pela deputada estadual Kelly Magalhães e a sargento Andreia Freitas.

A deputada Kelly Magalhães falou, dentre outras coisas, sobre as melhorias nas condições de vida das mulheres. Ela destacou a implementação de políticas de Estado para enfrentar as formas de violência, promovendo assim a igualdade salarial entre homens e mulheres. Além de garantir direitos reprodutivos e sexuais, prevenir abusos, além de desburocratizar, facilitando a denúncia e a punição de crimes contra a mulher.

A sargento Andreia Freitas tratou dos direitos primordiais a homens e mulheres, como liberdade de pensamento e expressão, informação, educação, segurança, privacidade, saúde, entre outros. A sargento relatou ainda que deve-se acabar com o conceito de que mulher é um ser frágil, pois é isto que dá brechas a discriminação da mesma.

Na tarde de quinta-feira, 7, a apresentação e a abertura foi com a Banda 26 de Maio, constituída desde 1989 e que já faz parte da história da sociedade barreirense.

No evento aconteceu uma palestra com o SEBRAE sobre empreendedorismo feminino em favor de diversas mulheres que são servidoras municipais, além de diversas mulheres da sociedade.

Francisca da Silva, gerente do INSS, em Barreiras, também ministrou uma palestra sobre direito previdenciário para mulher, tirando dúvidas a respeito de aposentadoria, pensão, diferenças entre união estável e casamento civil e licença maternidade.
Já Érico Leomam, representante do Programa de Educação Previdenciária - PEP, falou sobre as lutas femininas históricas de inserção social e evolução da mulher no decorrer dos séculos.


O dia foi da mulher


Cortes de cabelo, o cuidado com o visual

No encerramento dos eventos nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional das Mulheres, a Câmara, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Promoção e Ação Social, CDL, faculdades Unyahna e Fasb, houve uma série de prestações de serviços prestados às mulheres que lá compareceram.

Serviços como atendimento jurídico pelas faculdades Unyahna e Fasb. Pela Secretaria de Saúde houve controle de glicemia, pressão arterial, orientação nutricional e ginecológica, cartões do SUS. Já pela Secretaria de Promoção Social houve curso de beleza, cortes de cabelos. Pela CDL houve consultas ao SPC.


O projeto Colmeia se fez presente


Show ao vivo com Edna Fernandes

O projeto Colmeia também esteve presente, programa esse que tem por objetivo reaproveitar e reciclar o lixo  transformando-o em objetos e utensílios, que são vendidos e revertidos às mulheres que tomam curso neste projeto.

Também para abrilhantar o evento, a participação da cantora Edna Fernandes, onde participou com show de MPB, em frente à Câmara.


A FASB também se fez presente


A Unyahna também não poderia faltar

Fonte:Do nosso repórter Jadiel Luiz
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades