Notícias

18
Mar/16

Vigilância Epidemiológica de Luís Eduardo Magalhães trabalha no controle da leishmaniose no município


O programa de vigilância e controle de leishmaniose foi implantado em Luís Eduardo Magalhães em julho de 2015


O objetivo foi qualificar os profissionais da rede municipal de saúde para a realização do diagnóstico e tratamento precoces da leishmaniose humana

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou na tarde da última quarta-feira, 16, no Sindicato dos Produtores Rurais, uma reunião com médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, UPA, SAMU e Policlínica Municipal para tratar sobre a leishmaniose visceral (calazar) e a leishmaniose tegumentar no município.

O treinamento ministrado pelo médico Itamar Franco Barros e pela veterinária Gabriela do Amaral da Rosa, teve como objetivo qualificar os profissionais da rede municipal de saúde para a realização do diagnóstico e tratamento precoces da leishmaniose humana e os atualizar do quadro epidemiológico das doenças no estado da Bahia e do programa de vigilância e controle de leishmaniose na cidade.

Sobre o programa – O programa de vigilância e controle de leishmaniose foi implantado em Luís Eduardo Magalhães em julho de 2015, no bairro Jardim das Acácias, com enfoque na leishmaniose visceral canina. Os objetivos são a captura do inseto vetor da leishmaniose, através de armadilhas para a avaliação real do potencial de disseminação da doença em nossa cidade e o inquérito canino por amostragem. Quando o animal passa pela triagem e recebe o resultado de positivo no teste de leishmaniose visceral canina, o sangue do animal é enviado ao laboratório de referência para confirmação do diagnóstico.

Desde a implantação do programa, foram realizados 258 testes rápidos de triagem canina, dos quais 42 foram reagentes e 27 confirmados positivos no laboratório. No decorrer dos anos de 2011 até 2015 foram notificados 23 casos de leishmaniose visceral e cinco casos de leishmaniose tegumentar em humanos em Luís Eduardo Magalhães.

A Secretaria de Saúde também realiza ações educativas durante as visitas nas residências com o intuito dos moradores entenderem mais sobre a doença e conhecerem a necessidade de medidas preventivas e de controle da leishmaniose associada ao controle dos reservatórios positivos, os cães. 

O diretor de Vigilância em Saúde, José Lima, explica que a Secretaria de Saúde trabalha com a prevenção de situações que podem colocar em risco a saúde das pessoas. “Através do monitoramento de cães infectados a equipe da vigilância epidemiológica prevê uma possibilidade de aumento de casos de leishmaniose humana na cidade, por isso estamos nos antecipando com essa capacitação dos profissionais de saúde objetivando o diagnóstico prévio e o tratamento no menor espaço de tempo possível”.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades