Notícias

02
Mar/16

Prefeito prestigia evento de intercâmbio econômico e comercial entre Brasil e Japão em Palmas


Ministra Katia Abreu durante evento de intercâmbio entre Brasil e Japão em Palmas - foto: Elizeu-Oliveira

O prefeito Humberto Santa Cruz e o secretário de Indústria e Comércio de Luís Eduardo Magalhães, Sérgio Pitt, participaram na segunda-feira, 29, do evento “Diálogo Brasil-Japão – Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos”, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na capital do Tocantins, Palmas.

Na oportunidade foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países que permitirá investimentos japoneses na região do Matopiba. “Este é um momento histórico na relação entre as duas nações e inaugura um novo tempo para a região do Matopiba”, observou a Ministra Kátia Abreu, durante a solenidade.

Projeto de Piscicultura - O prefeito Humberto aproveitou a realização do evento para entregar ofício à Ministra Kátia Abreu informando sobre o andamento de convênios e propostas cadastradas pela prefeitura junto ao MAPA, entre elas, o convênio que prevê a construção e instalação de uma Unidade de Beneficiamento e Abatedouro de Peixe, Construção de Fábrica de Farinha e de Fábrica de Ração e Aquisição de Equipamentos para o município, que atualmente está com as obras paralisadas, aguardando liberação das demais parcelas do convênio.

“Todos os projetos foram aprovados e o município atendeu a todas condicionantes do Ministério, apresentando Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental”, ratifica o prefeito Humberto Santa Cruz.

Entre as demais propostas de convênio cadastradas junto ao MAPA, destaque para a aquisição de um caminhão baú frigorífico para o desenvolvimento da logística pesqueira no município; implantação de unidades demonstrativas de aquicultura e aquisição de aeradores, kit de análise d´água e tanques para o município e a instalação de uma Central de Abastecimento (CEASA).

Ceasa – A ministra Kátia Abreu destacou a construção de quatro armazéns pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a previsão de instalação de duas Ceasas no Matopiba, além de dois centros de tecnologia de agricultura e baixo carbono nos municípios de Luís Eduardo (oeste da Bahia) e Bom Jesus (sul do Piauí),  com parcerias públicas e privadas e implantação de um centro tecnológico em silvicultura e agricultura de baixo carbono.

O vice-governador, João Leão, e o secretário de Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, representaram o governador Rui Costa no evento.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades