Notícias

25
Fev/16

Prefeitura de Ibotirama investe na produção de leite

O objetivo é tornar o município de Ibotirama auto-suficiente na produção de leite



Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Secretaria de Agricultura traz para Ibotirama o SENAR (SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL), que visa investir no na cadeia produtora de Leite do Município.

O objetivo é tornar o município de Ibotirama auto-suficiente na produção de leite. O enfoque principal está na modernização tecnológica e gerencial das propriedades leiteiras. Desde 2015, quando a Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Secretária Municipal de Agricultura formou uma parceria com o SENAR, trouxe o Curso Gera Leite, para capacitação e acompanhamento técnico de 30 propriedades no município.

Os técnicos do programa fazem um estudo detalhado da propriedade para identificar os problemas que emperram a produtividade. Depois disso, eles voltam todos os meses, no período de dois anos, para acompanhar a aplicação das novas medidas e corrigir possíveis falhas.



O programa também orienta os pecuaristas a produzir de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente, tornando-os assim empreendedores.

Ibotirama possui 4 pólos produtores de leite, no grupo 1 a Caraiba possui 20 produtores, Grupo 2 Barro Alto, Sítio Novo e Genipapo II, com mais 30 produtores, Grupo 3 Morão, Pedras, Maria de Luz e Cantinho II, com mais 20 produtores, concluindo com o Grupo 4, Macambira onde há 19 produtores cadastrados. Destes 4 pólos, um já está em funcionamento produzindo leite e fornecendo ao Tanque de Expansão para Resfriamento recém inaugurado pela Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Secretária de Agricultura.

Com isso a Prefeitura Municipal de Ibotirama investe a cada dia que passa o sonho de uma vida melhor torna-se uma realidade ao alcance de todos aqueles que do campo tiram o sustento. Isso porque nos últimos anos, uma verdadeira transformação aconteceu na vida dos produtores rurais do município.

Fonte:Ricardo Medeiros. CECOMM/IBOTIRAMA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades