Notícias

18
Fev/16

Empresários denunciam abandono do distrito industrial de Barreiras








Matagal tomando conta área externa da empresa










Guarita da SUDIC abandonada

Obra feita pelos empresários




Buracos enormes na estrada que dá acesso ao Distrito Industrial








Matagal tomando conta dentro do Distrito industrial






Empresa com placa de novas instalações

Área que já tinha sido invadida devido abandonado, ano passado foi tomado pelo estado devido abandono






Mato tomando conta do canal

Uma comissão de empresários do Distrito Industrial de Barreiras, que fica localizado às margens da BR 135, saída pra Riachão das Neves, procurou a equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares, na manhã desta quinta-feira (18), para relatar as condições de abandono do local que existe a mais de 20 anos e de responsabilidade do governo estadual.

De acordo com as informações dos empresários, a infraestrutura do Distrito Industrial é precária, deficiente e não atende as necessidades de quem precisa utilizar a área. É comum as constantes quedas no fornecimento de energia, a via de acesso de veículos está em péssimas condições e os serviços de reparos foram feitos recentemente graças a mobilização dos empresários para minimizar os transtornos.

Outros problemas relatados é a falta de hidrantes que compromete a segurança, falta de limpeza do local e o mato está tomando conta das redondezas. Além disso, a área não é cercada o que já ocasionou uma ação de desapropriação na justiça para a retirada de moradores.

O transporte público para funcionários não existe, as empresas acabam tendo que ter ônibus próprio para o deslocamento, além da segurança deficiente o que coloca em risco a vida de todos.

Um outro exemplo do abandono, foi uma guarita de segurança que chegou a ser construída, inclusive tem o letreiro identificando que é da empresa SUDIC, mas que nunca funcionou. Empresas como IBAMETRO e outras, estão cercados de mato, o que confirma o descaso do governo em não dar manutenção no local.

Para agravar a situação, o governo estadual sancionou a Lei 13.468/10 dezembros de 2015, que altera a Lei 11.631 de dezembro de 2009, que entrará em vigor no mês de abril desse ano onde cria fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da SUDIC – FUNEDIC. A principal mudança é que passará a ser cobrado o valor de R$ 0,50/m² para manutenção dos distritos industriais na Bahia. Essa medida vai elevar os custos para cada empresa, já que as áreas são muito grande e em alguns casos vai inviabilizar os negócios.

Atualmente existe cerca de 20 empresas com terrenos no Distrito Industrial em Barreiras, destas 13 empresas já atuam a muitos anos, outras tem a intenção de se instalar, mas com aprovação desta lei, certamente vai dificultar que novas empresas venham para a cidade. Já tivemos exemplos de empresas que chegaram a fechar e outras que por causa da falta de incentivo do governo estadual, carga tributária elevada e burocracia abandonaram Barreiras e foram para outro estado, a exemplo de uma grande empresa de processamento de algodão.

Com o objetivo de lutar pelos interesses dos empresários junto ao Governo do Estado foi criado Associação das Empresas do Distrito industrial de Barreiras, ADIB, que foi registrada na última terça-feira (16), e que promete entrar na briga.

Conforme informações da ADIB, a própria associação ou até mesmo a Prefeitura Municipal de Barreiras poderia assumir a administração do Distrito industrial, desde que houvesse um entendimento junto ao Governo do Estado para realizar melhorias na infraestrutura para que a partir daí fosse transferido a responsabilidade da gestão do local de fundamental importância para o desenvolvimento da região.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades