Notícias

17
Fev/16

Assembléia de trabalhadores aprova indicativo de greve na Cargill







Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), o segundo dia de paralisação dos trabalhadores da Cargill que culminou com a realização de uma assembleia. Na oportunidade ficou decidido, dentre outras questões, a possibilidade de ser decretado estado de greve nos próximos dias.

Estiveram presentes prestigiando essa mobilização o Sindicatos dos Bancários, representado por Gabriel Eugênio, que também é advogado e membro da direção da OAB em Barreiras e o Sindicato dos Rodoviários, representado por Raimundo Luiz. Além disso, a cobertura foi realizada pelo Jornal Nova Fronteira e teve ainda uma participação ao vivo na Rádio Vale AM 600 no Programa do radialista Jordan Araujo.

Outra manifestação de apoio veio através do MST que por telefone informou que diante de uma aprovação de greve pelos trabalhadores vai dar todo o apoio logístico da sua estrutura assim que houver a ocupação por mais de um dia na Cargill.

Os trabalhadores consideram que o dia de hoje foi importante no processo de negociação do acordo coletivo 2015/16. Mediante aprovação do indicativo de greve o próximo passo é comunicar os órgãos competentes, a Cargill e publicar o edital da greve em jornal, cumprindo assim os trâmites legais.

Segundo o sindicato, a greve só ocorrerá caso a Cargill continue com uma postura intransigente em não atender as propostas encaminhadas e aprovadas pelos trabalhadores. Outra alternativa para solucionar a situação é a empresa rever a última proposta do dia 03/02/16, que apresenta as seguintes reivindicações:


1- VALE ALIMENTAÇÃO: 300,00 R$
2- REAJUSTE (para demais salários): 9,88%
3- PISO SALARIAL: 1.010,00 R$ (mil e dez reais)
4- ADICIONAL NOTURNO: 25%
5-LIBERAÇÃO DO PRESIDENTE DO SINTIAB: 25 dias no mês.

Sobre a possibilidade efetiva de acontecer a greve dos trabalhadores, o representante do sindicato, Josué Filho comentou sobre o assunto: “Muitos, estão me perguntando quando será e se haverá greve. Essa é uma boa pergunta que, só a Diretoria Administrativa da Cargill, poderá responder. Estou na expectativa que uma luz divina ilumine os pensamentos dos gestores e reveja que o trabalhador é importante, para que possamos sair dessa negociação salvos e sem nenhuma indiferença com os nossos colegas”, finalizou.

Fonte: Reportagem de Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades