Notícias

16
Fev/16

LEM contra a Dengue: Secretaria de Saúde alerta população sobre terrenos baldios

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, alerta a população sobre o perigo de terrenos baldios; áreas propícias para a reprodução do mosquito aedes aegypt, vetor transmissor de doenças como a dengue, zíka vírus e chikungunya.  

Em dezembro do ano passado, o departamento já havia enviado ofício circular a todas as imobiliárias e construtoras do município, alertado sobre a possibilidade da existência de focos do mosquito nos terrenos sem edificações e residências fechadas. O alerta também se estendia aos proprietários de terrenos e imóveis fechados.

“O problema dos terrenos baldios é que eles acumulam materiais que podem servir de criadouros para o mosquito aedes aegypt”, comentou o secretário de Saúde, Werther Brandão. “Além disso, os terrenos que não recebem a devida manutenção também podem encobrir possíveis criadouros do mosquito, dificultando o trabalho dos agentes de endemias e colocando em risco a saúde da população ”, continuou.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, José Lima, os direitos individuais não podem sobressair aos direitos coletivos, principalmente aqueles que agem diretamente a saúde e a vida da coletividade. “Toda a vez que o direito de um indivíduo estiver extrapolando os limites dele e atrapalhando a coletividade, a Administração Pública deve e pode intervir nesse processo para proteger a vida e a saúde das pessoas. Precisamos aplicar a lei para aqueles que estão descuidados e colocando em risco a saúde pública”, frisou.

Denúncias – A população pode denunciar terrenos baldios sem manutenção ou com acúmulo de entulhos para a Secretaria de Infraestrutura através do telefone 3628 0770. A limpeza será realizada pela secretaria e esta será posteriormente cobrada do proprietário. Já os focos de mosquito devem ser denunciados para o Núcleo de Endemias através do telefone 3628 3099.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades