Notícias

15
Fev/16

Tito participa da negociação para garantir energia elétrica aos índios Kiriri

 

O presidente da Câmara Municipal de Barreiras, vereador Tito, acompanhou nesta sexta-feira (12/02), mais um capítulo da luta pela sobrevivência travada pelos índios Kiriri de Barreiras, quando os índios já revoltados com a situação, retiveram uma equipe da Coelba em seu assentamento situado provisoriamente em um terreno da antiga Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), entre os municípios de Barreiras e São Desidério.

A equipe teve o veículo retido até que a energia elétrica do assentamento cujo fornecimento havia sido interrompido por corte há vários meses, fosse restabelecida.

Estavam presentes prepostos da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar para resolver a questão, além do atual gerente da Bahiater o Sr. Carlão, que também muito colaborou na mediação.

Sensível às dificuldades vivenciadas há mais de 5 anos por estas famílias indígenas, Tito já disponibilizou a Tribuna Popular da Câmara para o cacique Carlito Kiriri expor a problemática vivida por sua tribo, bem como já promoveu diversos expedientes na tentativa de agilizar a solução do assentamento da tribo, que depende da FUNAI, CODEVASF e Justiça Federal, vez que esta demanda já está sob apreciação judicial.



Em recente expediente através do Ofício nº 008/2016 – Gabinete da Presidência da Câmara, de 08 de janeiro de 2016, dirigido ao Senhor Carlos Roberto dos Santos, Coordenador Regional da FUNAI de Paulo Afonso – BA, Tito pediu a manutenção do fornecimento de energia elétrica às famílias indígenas, bem como a religação do fornecimento de água pela EMBASA.

“Considero um absurdo que a FUNAI seja omissiva ao prolongado sofrimento destas famílias indígenas vivendo aqui em condições sub humanas, sendo tais fatos de conhecimento de seus funcionários na região. De nossa parte não faltará solidariedade a estas pessoas, não temos as condições de resolver em definitivo os problemas por elas enfrentados, mas os Kiriri de Barreiras sempre contarão com a nossa defesa”. Afirmou Tito.

Fonte:Assessoria de Comunicação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades