Notícias

11
Dez/15

Centro de Referência de Atendimento à Mulher é inaugurado em Barreiras

Barreiras foi contemplada na noite da última quinta-feira, 11, com a instalação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, o primeiro do oeste baiano. A inauguração do centro é fruto da parceria entre os Governos Municipal, Estadual e Federal, na busca pelo engajamento social pelo fim da violência contra as mulheres.

A sede do CRAM está localizada em um ponto de fácil acesso, Rua Marechal Deodoro, nas proximidades do Cais de Barreiras. No local, será oferecido todo o apoio jurídico e técnico social e acolhimento às mulheres vítimas de abusos físicos e psicológicos. Durante a cerimônia de entrega do espaço à comunidade, o Prefeito Antonio Henrique destacou a importância do funcionamento do centro.



“Este espaço representa um instrumento fundamental para a harmonia social e a cultura de paz em nossa cidade. Instalamos o CRAM oferecendo ao governo estadual o imóvel e todo o corpo de servidores que vai atuar neste órgão público de garantia de direitos”, disse o prefeito.

A chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, karla Ramos, representou a secretária estadual Olívia Santana durante a solenidade, e reafirmou a importância da parceria desenvolvida com o governo municipal que ajudará na concretização do trabalho em rede.

“O papel da rede é fundamental, pois não temos como perceber e acreditar no movimento da violência contra a mulher se a rede não funciona. A rede é que faz com que as mulheres possam ser atendidas. O combate à violência contra a mulher é de toda a sociedade baiana”, completou Karla.

Assistente social, psicóloga, advogada, pedagoga e educadoras atuarão nas atividades diárias do CRAM, nessa estrutura existem ainda funcionários de apoio administrativo e dois veículos para atendimentos externos. As práticas serão coordenadas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social.

“Estamos muito felizes com a conquista de hoje, a mulher também precisa ser valorizada, gostaria que as pessoas passassem a utilizar o número 180 para denúncias. Antes as mulheres tinham medo, mas hoje isso vem diminuindo com o trabalho de órgãos como a DEAM - Delegacia especializada em atendimento da mulher e agora com o CRAM que vai complementar o trabalho da rede de proteção”, comentou Antonia Pedrosa.

Fonte: DIRCOM/Yonara Alves
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades