Notícias

11
Dez/15

SPA da COLUNA: Hérnia de Disco

A hérnia de disco ocorre, quando parte de um disco intervertebral sai da sua posição normal. e comprime às raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Este problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Causas: Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos, localizadas entre as vertebras que formam a coluna espinhal. Os discos são constituídos por tecidos cartilaginosos e elásticos e tem como função de evitar o atrito entre uma vertebra e outra.

Principais sintomas: A hérnia de disco, causa sensação de formigamento dor nos braços ou nas pernas dependendo do local onde está a hérnia. Se estiver na região cervical (na nuca) as áreas mais afetadas, por fortes dores serão os membros superiores e os ombros. Se estiver na região lombar, as disfunções estarão mais localizadas nos membros inferiores.

O excesso de peso e fazer atividades que demandem grande esforço físico são fatores que podem desencadear, problemas nas costas entre elas a hérnia de disco.

Movimento de repetição no trabalho, que exigem muito dos músculos das costas podem causar desgastes dos discos, e consequentemente levar a hérnia. Há evidencias também de que a genética possa ter um papel de importância no desenvolvimento de hérnia de disco. 

Fonte: Blog do Sigi Viares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades