Notícias

03
Dez/15

Prefeitura de LEdM vai intensificar combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde irá intensificar o cerco ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus neste final de ano. Entre as preocupações estão à proximidade do período chuvoso e a necessidade de se evitar um novo alerta como ocorreu em maio deste ano, e a confirmação do Ministério da Saúde associando a microcefalia à Zika Vírus, também transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. 

Por isso, nesta quinta-feira, 3, as 18h30, a Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães realiza a primeira reunião técnica e informativa com lideranças comunitárias e autoridades em geral no Centro Comunitário do bairro Conquista, localizado em frente ao Estádio Coronel Aroldo. “Precisamos nos antecipar e intensificar o combate ao aedes aegypti. Para isso, é importante que a comunidade também faça a parte dela, cuidando dos seus quintais e compartilhando os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Já tivemos casos de microcefalia confirmados em nossa cidade e por isso temos de ser ainda mais cuidadosos com esse trabalho. Não podemos permitir que a nossa cidade seja assolada por causa da microcefalia”, disse o secretário Werther Brandão. 

Na manhã desta sexta-feira, 4, a reunião terá como público alvo diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino. A ideia é aproveitar a última semana do ano letivo para realização de atividades educativas com as crianças e adolescentes. Outras ações devem ser realizadas nos próximos dias. 

Alerta Técnico - No dia 18 de novembro a Secretaria de Saúde já havia elaborado um Alerta Técnico e uma Ficha de Notificação sobre a microcefalia para orientar as redes pública e particular de saúde de Luís Eduardo Magalhães. A intenção é facilitar a investigação epidemiológica de possíveis casos de microcefalia no município, bem como servir de estudo científico sobre os mesmos

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Até o dia 28 de novembro, foram notificados à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 estados do Brasil. “O Alerta Técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde visa orientar os profissionais que realizam pré-natal, parto e puericultura a identificarem os casos de microcefalia e acompanharem adequadamente a mulher em idade fértil e as gestantes”, explica o Diretor de Vigilância em Saúde, José Lima.

 

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades