Notícias

13
Nov/15

Correntina clama por Respeito!

Olá Sigi Vilares, 

Segue o texto deste Correntinense, empenhado na luta em proteger nosso bioma.

Um em cada nove pessoas no mundo passam fome, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) 795 milhões de pessoas o que equivale 12% da população mundial são vítimas da má distribuição e da escassez localizada de alimentos. 

Outra constatação é o avanço brasileiro na produção de substratos para indústria têxtil, que tem observado evolução com recordes de produção em áreas cada vez mais reduzidas e hoje o país figura entre os cinco maiores produtores mundiais de algodão e já é o terceiro maior exportador da fibra.



Faço este esclarecimento prévio para justificar o quanto o nosso bioma, o Cerrado, foi e é importante, tanto para reduzir esta desigualdade que assola milhões de pratos pelo mundo, quanto para alavancar a produção de substrato para indústria têxtil no mundo. Agora é hora do mundo voltar as atenções a este bioma tão castigado em virtude de uma exploração sem respeito e sem limites que visam somente as receitas sem se preocupar com o desértico futuro que se apresenta a esta terra tão rica, mas frágil frente à covardia daqueles que o exploram sem a piedade e a sapiência devida.

Correntina, cidade Baiana localizada na bacia do Rio Corrente, afluente do Rio São Francisco, que tem como bioma predominante o Cerrado; foi às ruas clamar a atenção e respeito de nossas autoridades e de produtores agrícolas, que forjam um desenvolvimento finito e fatal sem se preocupar com os dias vindouros daquele solo que os acolheu, fazendo brotar riquezas.



Não é certo que temos que pagar o preço da ambição alheia, vendo morrer nossos recursos naturais, em virtude de uma política desgovernada de exploração ambiental. O que é estranho é perceber que um país que vem pregando ao mundo uma política de controle do desmatamento e vem apresentando relatórios sobre sustentabilidade , justificando a redução da destruição da Amazônia, esqueça que no coração do Brasil um Bioma de tão singular importância, como é o Cerrado, está esquecido e negligenciado.

Outorgas e concessões são despachadas ao interesse de poucos detrimento de uma vida, uma história, um povo. Quem respeita o Cerrado brasileiro, valoriza cada sinal de vida que brota deste solo abençoado. Outro condição de suma importância e que não estão sendo respeitados é a importância dos pequenos produtores agrícolas que segundo o FAO, são responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos no mundo.



A covardia plantada em nossa terra, semeada ao benefício de poucos, desrespeita a essência de um povo e sentencia este mesmo povo a um sombrio destino que culminará com escassez de recursos e morte de uma história.

É por isso que povo Correntina foi a luta, numa tentativa resistir a este covarde saqueamento de recursos naturais que estamos sendo vítimas, pois acreditamos que a exploração sem a preocupação com os danos ambientais, culminará com a extinção dos nossos recursos naturais condenando nosso povo e nossa história a um trágico fim.

Estamos pedindo atenção à nossa realidade, não de joelhos, mas sim de cabeça erguida e muito orgulho no peito em poder lutar e defender nossa terra abençoada.

Att. João Mauricio

Fonte: Blog do Sigi Vilares - Participação do Internauta. Mande seu e-mail para: [email protected]
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades