Notícias

20
Out/15

Dom Frei Luiz, ocupará a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras

À convite do Presidente da Câmara Municipal de Barreiras, vereador Tito, o Bispo Diocesano de Barra, Dom Frei Luís Flávio Cappio, irá ocupar a Tribuna Popular do Legislativo barreirense no próximo dia 27 de outubro de 2015, às 19h30min, quando trará uma importante mensagem sobre a situação hídrica do Rio São Francisco, bem como falará de sua árdua luta contra a transposição do rio sem que o mesmo tenha sido revitalizado.

Entre 26 de setembro e 05 de outubro de 2005, Dom Frei Luiz fez uma greve de fome em defesa do Rio São Francisco na cidade de Cabrobó (PE). Seu protesto era a favor da revitalização do rio e contra o projeto de transposição planejado pelo governo federal. Esta manifestação ganhou o apoio de diversas organizações e movimentos sociais. O jejum foi interrompido após negociação com o então ministro Jaques Wagner. Feito o acordo, Dom Cappio comentou que se a promessa não fosse cumprida, retomaria o protesto.

Com a decisão do governo federal de iniciar as obras da transposição em 2007, utilizando o Exército Brasileiro, o religioso da Ordem dos Frades Menores retomou o jejum no dia 27 de novembro daquele ano. Seu protesto não foi um gesto solitário, mas deu visibilidade à luta de diversos movimentos sociais contrários à transposição, evidenciando o conflito pelo uso das águas da bacia do Rio São Francisco.

Sua posição sobre a transposição recebeu apoio de diversas personalidades, como o teólogo Leonardo Boff, o geógrafo Aziz Ab'Sáber, o escritor Adolfo Pérez Esquivel, Elba Ramalho, Letícia Sabatella, a psicóloga Marianne Spiller, o filósofo Rosalvo Salgueiro e outros. Diversas entidades da sociedade, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Serviço Paz e Justiça na América Latina - SERPAJ-AL e da Igreja Católica brasileira, como as pastorais sociais e a cúpula da CNBB, entidades ecumênicas como o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e movimentos sociais como o MST e o Movimento dos Atingidos por Barragens também manifestaram seu apoio.

“Para nós será uma grande honra recepcionar este ícone da luta pela preservação do Rio São Francisco e pela sobrevivência da população que vive as margens do “Velho Chico” que é Dom Frei Luiz, seu pronunciamento será de grande importância e deve merecer o prestígio de toda a população barreirense” afirmou o Presidente Tito.

Fonte: ASCOM - Câmara Municipal de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades