Notícias

19
Out/15

LEM: Projeto Cidade Inteligente ser lanado durante Semana Nacional de Cincia e Tecnologia

O prefeito Humberto Santa Cruz oficializa nesta segunda-feira, 19, durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Luís Eduardo Magalhães, o lançamento do projeto Cidade Inteligente. Na oportunidade, de maneira simbólica, o prefeito vai acender os 60 km de fibra ótica distribuídos pela cidade e dar início a utilização da tecnologia 4G no município. 

“Vamos aproveitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para demonstrar como a prefeitura está utilizando a tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população, como por exemplo, o georreferenciamento da iluminação pública, a informatização da saúde, utilização da tecnologia 4G na esfera pública, entre outros”, observa Humberto. 

Toda infraestrutura disponível para tornar o projeto Cidade Inteligente uma realidade está pronta. Além dos 60 km de fibra ótica, o projeto inclui torres de controle e um total de 200 megas de banda larga que poderão ser distribuídos pelo município, desde locais públicos até eventos de grande repercussão. Com a aquisição do equipamento 4G da multinacional chinesa Huawei a prefeitura passa a ter a sua própria rede 4G. 

“Se fossemos contratar um pacote de dados para a Guarda Municipal enviar imagens de celular para nossa Centro de Controle, a manutenção seria muito alta e teríamos a dependência de uma rede de telefonia que não é exclusiva. Com a rede 4G própria, vamos conseguir colocar na mão da Guarda Municipal um equipamento que dá mobilidade, possibilitando, por exemplo, que a imagem desse equipamento que estará com o Guarda Municipal seja enviada para uma viatura da Polícia”, explica o prefeito. 

Durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as 14h desta segunda-feira, no Hits — Sports & Music, no bairro Florais Lea, toda essa tecnologia será demonstrada na prática. No estande da prefeitura no evento a população poderá ver como a tecnologia 4G será usada na administração pública, como funcional o sistema de georeferenciamento da iluminação pública, o sistema de saúde informatizado, o programa de monitoramento nas escolas e o sistema e-cidade de gestão pública. 

A programação do primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contará ainda com as palestras: “Oeste Digital: um novo olhar tecnológico”, com o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Werther Brandão e “O Plano Nacional de Banda Larga no Oeste da Bahia”, com o presidente da Telebras, Jorge Bittar. 

Centro de Controle e Operações — As 17h30 está prevista a inauguração do Centro de Controle e Operações (CCO), anexo ao prédio do Centro Administrativo e onde funcionará a central de videomonitoramento. “A Cidade Digital é a rede física que interliga os prédios públicos, possibilitando aos órgãos se comunicarem sem precisar de internet. Já o Cidade Inteligente vai unir a rede física às pessoas, o coletivo, e a prefeitura que oferece os serviços”, finaliza o prefeito Humberto Santa Cruz.

 A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Luís Eduardo Magalhães é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, com apoio da Telebras e Governo Federal. Na abertura estarão presentes o vice-governador João Leão, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras autoridades. O evento se estende até a quarta-feira, 21 de outubro.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades