Notícias

15
Out/15

30 anos de história e tradição do Grupo de capoeira Esquiva

 

1985, começa ai uma história de tradição e respeito à prática da capoeira em Barreiras, surge o grupo Esquiva de capoeira que como peculiaridade tem a sua composição totalmente familiar, com ensinamentos passados de pai para filho.

Ao longo desses anos, Gilmar ribeiro de Jesus, mais conhecido como Mestre Tall foi se tornando referencia na cidade quando o assunto era capoeira. “Começamos com um grupo pequeno, mas aos poucos fomos ganhando respeito e confiança da população, hoje cerca de 1.000 alunos já passaram por nós”, comentou mestre Tall.

Além da ginga e dos movimentos que fazem parte da prática da atividade, muito mais é ensinado pelo grupo esquiva. Desde pequenos, os alunos aprendem a importância em respeitar ao próximo, a disciplina e principalmente a não marginalizar a capoeira, fazendo da sua prática uma maneira de se integrar a uma sociedade justa e igual para todos.

Rogério Ribeiro (Mestre Tall Filho) é o filho mais novo de Mestre Tall e fala com satisfação de fazer parte da família. “Hoje sou uma dos professores da academia, me sinto orgulhoso em repassar tudo que aprendi para meus alunos. Aqui somos uma grande família, espero que as próximas gerações continuem a alimentar a prática dessa atividade tão completa, que prepara o físico e a mente dos seus praticantes”, comentou.

Em homenagem às três décadas de existência, o grupo esquiva realiza uma programação especial:

Sexta-feira (16) – 18h - Roda de abertura às com apresentação de maculele

19h - batizado e troca de cordão

Sábado (17) 09h – Palestra sobre primeiros socorros

18h – Cerimonial de entrega de graduação com roda de mestres de capoeira e apresentação de “Cintura Desprezada”

Fonte: Thiane Lira
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades