Notícias

16
Set/15

Barreiras: Semana de Trânsito convida à mudança de comportamento dos cidadãos

“Seja você a mudança”. Este é o tema da Semana Nacional do Trânsito 2015 definida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), dentro da programação da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

Realizada de 18 a 25 de setembro, a campanha tem como objetivo a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes, promovendo a idéia que o trânsito mais seguro é uma questão de cidadania e faz parte do dia a dia de todos, sejam pedestres, ciclistas ou condutores. Por isso, a campanha convoca a sociedade a refletir sobre a necessidade de um comportamento mais responsável.

Em Barreiras, a Guarda Municipal e a Coordenação Municipal de Trânsito - COTRANS estarão realizando programações nas escolas e ruas, com visita as escolas “Papo no Pátio: O Trânsito e a Escola de Guardas Mirins” e blitz educativa, para sensibilizar a população para atitudes responsáveis nas vias. As ações contam com a parceria da Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, Os Desbravadores, DETRAN e instituições sociais.

“É preciso muita criatividade para chamar a atenção, por isso, além da distribuição de material informativo, também faremos um diálogo com os estudantes e comunidade, levando a faixa de pedestres e semáforo móvel para conscientizar as pessoas a terem uma postura diferenciada no trânsito”, comentou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Feitosa.



Dados do Trânsito em Barreiras - Em 2014, o DETRAN registrou em Barreiras uma frota de 68 mil veículos licenciados, e uma estatística de aproximadamente 20 mil automotores com licenciamento de outros estados, circulando nas ruas do município.

Esse intenso fluxo de automotores, também apresenta dados expressivos de acidentes no trânsito. De acordo com a COTRANS, em 2014 mais de mil acidentes foram registrados com atendimento médico. As motos registram dados diariamente, com 443 acidentes com o motociclista ou passageiro. Veículos de passeio ou utilitários apresentaram 242 incidentes com vitimas. Os pedestres também fazem parte do levantamento com 698 casos de atropelamento ou envolvimento em acidentes.

O comandante Marcelo Feitosa, ressaltou que das abordagens realizadas, 90% dos motociclistas usam calçado inadequado e entre 60% a 70%, não têm habilitação e, entre os motoristas a maior incidência “é de uma média de 80% que não usam cinto de segurança”, disse.

Durante toda semana, as medidas para minimizar acidentes serão discutidos com a sociedade. Uma das ações da Prefeitura de Barreiras para melhorar a mobilidade urbana será a finalização da instalação dos novos semáforos e a substituição dos equipamentos antigos nas principais avenidas.

Fonte: DIRCOM/BARREIRAS
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades