Notícias

12
Set/15

BRASIL: O FALSO RICO!!!!

Um artigo de nossa internauta Rosimeri Wagner

Não que não goste de expressar minha opinião, mas se tratando de política é sempre delicado. Porém diante do momento de austeridade que vem por ai, não consigo me calar.

Quando digo que o Brasil é um falso rico, essa também é a situação de muitos brasileiros, e não estou me referindo àqueles que ostentam por pura luxuria, mas àqueles que com o falso crescimento do Brasil, experimentaram o gostinho de comprar um carro zero quilômetro ou mesmo realizar o sonho da casa própria.

De uns 10 a 15 anos para cá, a população brasileira tem mudado de classe social, e isso é comprovado em pesquisas apresentadas com grande louvor pelo governo. Isso é muito bom, se não fosse a farsa que esta por traz de tudo isso.

Todo o crescimento experimentado por nosso pais (apesar do PIB fechar sempre abaixo da meta, e a taxa SELIC acima) sempre foi impulsionado por dinheiro publico, o que não é bom, por que se o governo emprestou de certa forma, uma hora ou outra vai pedir de volta, e essa hora chegou.

-Financiamentos para a agricultura tiveram taxas reduzidas e limites ampliados;
-financiamento para compra de caminhões novos a taxas inacreditáveis para o nível de Brasil, e liberação de até 100% do valor do bem;
-financiamento de imóveis com programas que permitiram muitos realizar o sonho da casa própria, até liberação de valor para comprar a mobília;
- Redução e até eliminação do IPI (imposto sobre produtos industrializados) por longos períodos, sobre eletrodomésticos e veículos;
- Redução de 18% na tarifa de energia elétrica em 2012, sem ocorrer o reajuste anual neste ano e nos seguintes 2013 e 2014, não houve reajuste nem para acompanhar a inflação ;
- Ampliação de programas de transmissão de renda (bolsa família e similares);

Esses são só alguns dos atos do governo que proporcionaram essa falsa ideia que o Brasil iria se firmar no bloco dos países emergentes. Não que a intenção não fosse boa, mesmo por que duvido que tenha alguém que não se beneficiou de alguma dessas ações, mas o tiro saiu pela culatra.

O governo esperava e apostava que num passe de mágica o dólar iria congelar, que a crise que abalou Estados Unidos em 2008 e atingiu a Europa nunca iria chegar ao Brasil, as exportações iriam crescer, que o país deixaria de ser só um mero exportador de produtos primários, que as indústrias iriam se modernizar e abrir milhares de novas vagas, e com carteira assinada, diga-se de passagem. Mas nada disso aconteceu, e não vai acontecer sozinho.

As políticas não estão voltadas para o crescimento real do país à longo prazo, são apenas medidas de curto prazo, paliativas. E para aqueles que tanto criticam os programas como Bolsa Família, saibam que esses outros atos não tem um fundamento muito diferente.

Apesar de não ter votado na Dilma, e não ser a favor das políticas do governo do PT, lamento em dizer que mesmo com esse impeachtment que tantos acreditam que possa ocorrer as coisas não vão mudar muito em curto prazo, a lambança tá feita e a sujeira precisa ser limpada. Mesmo que o candidato Aécio Neves tivesse sido o eleito, teria que apertar os cintos e fechar as torneiras para por a casa em ordem.

O momento atual que o pais esta vivendo, não é só reflexo de um ou outro mensalão ou propinas pagas pela estatal Petrobrás, é resultado de vários anos de má governança tanto política quanto monetária, e mais uma vez a população que vai pagar o pato, vai voltar a andar de bicicleta, vai abrir a janela e desligar o ar condicionado, e talvez trocar o dinheiro por dólares e esconder debaixo do colchão.

E o velho ditado " Sou brasileiro e não desisto nunca", esta caindo em descredito ,assim como o pais que o inspirou!!! 

Rosimeri Wagner
Vera Cruz do Oeste/PR

Fonte: Blog do Sigi Vilares - mande o seu e-mail para: [email protected]
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades