Notícias

03
Set/15

Avança projeto que obriga a usar farol baixo até de dia nas estradas

Alteração na lei foi aprovada na Câmara e será avaliada no Senado. Desrespeito poderá ser considerado infração média

O projeto de lei que torna obrigatório o uso de farol baixo para todos os veículos em rodovias, também durante o dia, passou na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (27), e seguirá para avaliação no Senado.

Atualmente, só é exigido o uso de farol aceso durante a noite e nos túneis, mesmo de dia. Transportes coletivos devem manter o farol ligado "ao circular em vias em faixas ou pistas a eles destinadas". E as motos também são obrigadas a utilizar o farol baixo de dia. A desobediência é considerada infração média, com multa de R$ 85,13 e 4 pontos
 na carteira de habilitação.

Para os demais veículos, atualmente o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apenas recomenda o uso de farol baixo aceso durante o dia nas rodovias.

Se for aprovado no Senado como está, o projeto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Se os senadores fizerem alguma alteração, ele volta para a Câmara.

O Projeto de Lei 5070/13 é do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) e já havia sido debatido e arquivado em 2013, mas as discussões foram retomadas em fevereiro passado.

Fonte: G1
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades