Notícias

28
Ago/15

2ª Conferência da Juventude: Prefeito enaltece importância dos jovens para construção do futuro de LEM

 
Ao todo foram debatidos onze eixos temáticos durante a conferência

O prefeito Humberto Santa Cruz citou duas passagens do hino do município para falar da importância que o jovem tem para a construção do futuro da cidade. Em uma das estrofes, a letra do hino diz que Luís Eduardo Magalhães é o local “onde os sonhos se tornam reais”, em outro fala do “futuro promissor” do município. “Ninguém sonha mais que os jovens”, disse Humberto, no início do seu pronunciamento na abertura da 2ª Conferência Municipal de Juventude, realizada no auditório do Centro Cultural, na manhã desta sexta-feira, 28. 

“O futuro de nossa cidade está presente aqui nesse auditório. O futuro promissor da letra do nosso hino é o presente hoje aqui representado pela juventude”, continuou o prefeito, citando ainda o fato de o próprio município ser jovem, tendo completado este ano seu 15º aniversário de emancipação política. 


Ao todo foram debatidos onze eixos temáticos durante a conferência

O prefeito Humberto Santa Cruz ainda informou que irá encaminhar à Câmara de Vereadores, projeto de lei visando a alteração na nomenclatura da Secretaria de Esporte e Lazer para Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. O titular da pasta, Marcos Alecrim, elencou várias ações esportivas da sua secretaria que contam com a participação da juventude. “Os jovens exercem um papel importantíssimo no processo de construção da sociedade e da administração pública como um todo. Por isso, estamos à disposição da juventude de nossa cidade, como parceiros desse desenvolvimento”, disse. 

A 2ª Conferência Municipal de Juventude teve como tema “As várias formas de mudar o Brasil”. A ideia é discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. 

Prefeito cita que futuro promissor da letra do nosso hino é o presente representado pela juventude presente da conferência

A abertura contou ainda com apresentações artísticas e culturais das oficinas da Secretaria de Cultura e Turismo e do Centro de Experimentação e Pesquisa em Artes Cênicas (CEPAC). Na oportunidade foi ainda exibido o filme documentário “Alguma coisa na vida”, fruto da primeira oficina de cinema realizada no município, no último mês de março. 

Ao todo, a 2ª Conferência Municipal de Juventude contou com a discussão de onze eixos temáticos: direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; direito à educação; direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; direito à diversidade e à igualdade; direito à saúde; direito à cultura; direito à comunicação e á liberdade de expressão; direito ao desporto e ao lazer; direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; direito ao território e à mobilidade e direito à segurança pública e ao acesso à justiça. 


O grupo teatral CEPAC foi uma das atrações da conferência de juventude

A etapa municipal serve para definir de propostas para a 3ª Conferência Estadual da Juventude e 3ª Conferência Nacional de Juventude que acontece no próximo mês de dezembro em Brasília. A etapa nacional visa atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude. 

Também estiveram presentes da 2ª Conferência Municipal de Juventude, os secretários de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz; Governo, Renato Faedo; Cultura e Turismo, Janne Schlosser; Infraestrutura, Waldemar Lobo; Marli Cenci, Educação e Agricultura, Carlos Alberto Koch, além do vereador Claudionor Machado.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades