Notícias

24
Ago/15

Secretário de Saúde da Bahia visita unidade móvel do programa de rastreamento do Câncer de Mama em LEM

Durante a visita à LEM, o secretário reforçou a importância da prevenção e disse que o Câncer de Mama é hoje a principal causa de morte em mulheres

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, visitou no início da tarde desta segunda-feira, 24, a unidade móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que está atendendo na estrutura montada em frente às futuras instalações da Lavanderia Municipal, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. 

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realizará até o próximo dia 02 de setembro, 140 mamografias por dia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, consideradas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), faixa etária de maior risco para desenvolver a doença. A previsão é que sejam realizados um total de 1494 mamografias no município. 


Para o prefeito Humberto Santa Cruz a vinda do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama para Luís Eduardo Magalhães e região oeste é reflexo da atuação do secretário Fábio Vilas-Boas

Para o secretário a parceria do prefeito Humberto Santa Cruz com o Governo do Estado foi fundamental para que realização do programa no município. “Esta não é uma ação isolada do governo do estado. Para que tudo isso acontecesse foi preciso que o prefeito apoiasse o projeto, oferecendo toda estrutura de apoio e rastreando o público alvo”, comentou Vilas-Boas. 

O secretário Fábio Vilas-Boas falou ainda da importância da ação no sentido de prevenir a doença. “O Câncer de Mama é hoje a principal causa de morte em mulheres. Com todo esse trabalho preventivo, podemos através de uma simples cirurgia de retirada de nódulos ajudar a mudar a vida de centenas de pessoas”, continuou.

Após a mamografia, são realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde. 


O secretário Fábio Vilas-Boas ainda visitou as futuras instalações da Unidade Estratégia Saúde da Família que será inaugurada no complexo de saúde junto da UPA

Segundo o prefeito Humberto Santa Cruz a vinda do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama para Luís Eduardo Magalhães e região oeste é reflexo da atuação do secretário Fábio Vilas-Boas. “Só tenho a agradecer o empenho dedicado à saúde de Luís Eduardo Magalhães e toda região oeste”, comentou o prefeito, referindo-se a parceria existente hoje entre os municípios e o governo do estado.

O agendamento das mulheres para realização do exame está sendo feito até o dia 31 de agosto nas unidades de saúde do município

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades