Notícias

21
Ago/15

Programa de mamografias do governo do estado inicia realização de exames em LEM

 
O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realizará 140 mamografias por dia em Luís Eduardo Magalhães

As 70 primeiras mulheres com idade entre 50 e 69 anos agendadas no Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama começaram a ser atendidas na manhã desta sexta-feira, 21, na estrutura montada, no complexo próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Ao todo serão realizadas 140 mamografias por dia até o próximo dia 02 de setembro. A mulher que se enquadra no público alvo e que ainda não agendou o seu procedimento deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima até o próximo dia 31 de agosto. A previsão é que o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realize 1494 mamografias no município. 


Até o dia 02 de setembro, uma equipe do NASF oferecerá palestras e atividades diversas como aulas de alongamento para as pacientes

O secretário Werther Brandão lembra que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) esta faixa etária é considerada a de maior risco para desenvolver a doença. “O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura”, comentou Werther. 

Uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães realizará atividades diárias com as mulheres agendadas para realização do exame, oferecendo palestras com nutricionista, enfermeiras e aulas de alongamento. As pacientes interessadas em realizar o exame preventivo.


O atendimento está sendo feito no complexo ao lado da UPA

Na próxima segunda-feira, 24, a partir das 12h, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas estará no município para acompanhar o andamento do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades