Notícias

12
Ago/15

Fazenda Agronol se destaca na produção e exportação de café


Café na fazenda Agronol


O repórter Sigi Vilares foi conhecer um pouco do processo de produção do café


Rafael José da Silva é o responsável pela área de armazenagem e classificação de grãos


José Carlos Costa é o responsável pela parte operacional do terreiro


A secagem do café



Rafael é um apaixonado pelo que faz

Nesta semana, o repórter Sigi Vilares esteve na Fazenda Agronol, no município de LEM, para conhecer um pouco de como é produzido um dos melhores cafés do mundo. Sigi Vilares aproveitou também para conhecer o criatório de peixes, de onde sai a melhor tilápia do país.

Para conhecer como é plantado e colhido o café na Agronol, fomos recebidos por Rafael José da Silva, um jovem de 24 anos, que trabalha na fazenda a seis. Rafael é o responsável pela área de armazenagem e classificação de grãos, além de auxiliar de degustação.

“Participo diretamente toda a produção do café, desde o campo, onde nasce o café. Depois acompanho onde o grão é separado e despolpado, natural, verde e verde descascado. Aqui nesse terreiro é onde fazemos a secagem do café. Após o café ser retirado daqui com 12% de umidade, ele é provado em nosso laboratório de degustação e separado por bebida”, revelou ele.

Jéder é provador de café e se especializou na profissão


Café arábica produzido na Agronol


A mesa de degustação


Rafael também auxilia Jéder



O preparo da bebida



Identificando a bebida pelo cheiro



Degustação – No laboratório, o profissional responsável é Jéder de Oliveira, que ficou famoso ao ser mostrado em rede nacional em uma matéria de Fernando Gabeira, veiculada pelo canal Globo News. Jéder é especialista em degustação, há 15 anos na profissão. É dele a responsabilidade em atestar a qualidade do café e a separar os melhores lotes que serão destinados à exportação. “O que eu faço aqui, o comprador desse café fará o mesmo. Se lá, o teste de qualidade e certificação não bater com o nosso aqui, aí vai dar problema”, conta Jéder.

O gestor agrícola, Leandro Campos

Para o gestor agrícola, Leandro Campos, o trabalho de Jéder é de fundamental importância e de muita responsabilidade. “O café tem suas fases; desde a plantação, a colheita, a secagem, enfim, mas é aqui que todo esse trabalho vem parar. Aqui ele avalia e certifica a qualidade. Se ele errar, todo o nosso trabalho é perdido”, conta ele.



Jéder provando o café


Sigi Vilares aproveitou também para conhecer um pouco mais o trabalho de Jéder, provandoo também o café

Jéder analisa cada lote recebido, certifica todos e os separa dentro de cada peculiaridade. O café da Agronol viaja o mundo. Cerca de 85% do café produzido vai para os EUA e Europa. Apenas 15% fica no mercado interno.

O café produzido na Agronol é o arábica que é um café mais fino, que apresenta uma bebida de qualidade superior, com o maior aroma e sabor.

Na nossa próxima matéria você vai conhecer a produção de peixe na fazenda Agronol.

Para convidar nossa reportagem para ir a sua empresa ou fazenda, é só mandar convite para o email: [email protected]

Assista ao vídeo com parte da matéria de Fernando Gabeira com Jéder Oliveira.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades