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11
Ago/15

Professor Sena: Fuja do Ciclo Vicioso dos Descontos

Olá pessoal, 

Hoje vamos estudar um tema que muito vem me preocupando no mercado local, pois vemos empresas de todos os segmentos com mega promoções e liquidações, percentuais de descontos que chegam até 70%, e cada uma destas placas me deixam muito preocupado com os rumos de condução destes negócios, principalmente por perceber e pesquisar que quanto maiores os percentuais de descontos, menos clientes estamos encontrando nas lojas, a que se deve este fenômeno? Como fazer para solucioná-lo?

Uma das grandes características do comércio de nossa região, é a pujança, em muito trazida pelo vultuoso agronegócio, que injeta milhões e milhões de reais em nossa economia todos os anos e a prosperidade sempre foi a tônica para as nossas empresas.

O primeiro passo para fugirmos do ciclo vicioso dos clientes que pedem descontos sobre descontos é entender que a tal “crise” ainda não afetou em quase nada a região oeste do estado da Bahia, e não podemos classificar que a economia local tende a passar por grandes momentos de baixa ou retração de consumo, pois temos claros exemplos de empresas que estão em meio a crise ampliando o seu quadro funcional e até mesmo abrindo filiais.

Os clientes tem envolvido as empresas numa onda de coação, onda esta que vem sendo estimulada pelos próprios empresários que se vendo em dificuldades, começam a baixar os seus preços como forma de tentar atrair e fidelizar clientes e quando não temos o resultado esperado é porque esquecemo-nos de um fator anterior e um fator para uma boa operação que é a mídia.

Como estamos investindo em nossa mídia? Será que não estamos utilizando conceitos muito convencionais? Será que conseguimos definir com clareza o nosso público alvo? Como nos relacionamos digitalmente com os nosso clientes?
Respondidas a estas perguntas vamos para o segundo fator, sua fachada está chamativa? Como os clientes são abordados em seu estabelecimento? Como é a percepção dos seus clientes ao entrar em seus estabelecimento?

Comece a buscar novas alternativas de atendimento, e entenda que o que fideliza os nossos clientes nem passa perto dos preços, mas está diretamente ligada a quantos processos de qualidade você está disposto a implementar para o melhoramento do seu negócio, quais processos organizacionais implementarão para a continuidade do melhoramento de seu negócio.

Finalizo a coluna dizendo que “Quem baixa demais os preços, uma hora acaba tendo que baixar as portas de sua empresa” não podemos deixar que a empresa chamada “Aluga-se” continue seu vertiginoso crescimento.

Um forte abraço e até a próxima!

Professor Sena, é palestrante e consultor, treinador e escritor, é coautor do livro Como Vender Mais natural de Manaus-AM, há cinco anos radicou-se em Luís Eduardo Magalhães.

Contatos:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (77) 9827-1545
Facebook:facebook.com/professorsena
Instagram:@SenaPalestrante

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
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