Notícias

31
Jul/15

A relação entre o zumbido e a disfunção na articulação temporomandibular (ATM)

O que é ATM? - A articulação da mandíbula (ATM) serve para mastigar, falar e bocejar. E a disfunção dela, pode prejudicar muito a qualidade de vida e trazer sintomas como estalos, dor muscular na face, dor de cabeça, zumbido no ouvido. A disfunção de ATM que é chamada de DTM pode estar relacionada com estresse, ansiedade e depressão. Já que as causas são várias, o tratamento pode ser feito com relaxantes musculares, analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, cirurgia ou uso de placas de mordida para proteger os dentes.

A disfunção na articulação temporomandibular pode acontecer por causa das alterações dos músculos da mastigação, perda de elementos dentais ou crescimento errôneo podem modificar as estruturas anatômicas da mandíbula que estão ligadas com a orelha média e o sistema auditivo. Mas na maioria das vezes a disfunção surge em decorrência do mau hábito de se pressionar, apertar ou travar os dentes. Esses hábitos tendem a forçar os músculos faciais e a sobrecarga também afeta na articulação temporomandibular (ATM), provocando dores e causando até o zumbido no ouvido.

O estudo - Duas fonoaudiólogas realizaram um estudo que mostra que o zumbido também pode ser originado de uma disfunção na articulação temporomandibular (D-ATM). Aline Albuquerque Morais e Daniela Gil selecionaram 20 indivíduos para o estudo, sendo que 70% deles eram do sexo feminino e 30% do sexo masculino, cuja idade ia dos 20 aos 55 anos.

Já existem estudos que demonstram a relação entre o zumbido e a disfunção na ATM, sendo impossível negar que o zumbido é mais presente nas pessoas que possuem a disfunção do que nas que não possuem. No entanto, ainda faltava uma comprovação do como e por que essa ligação existe. Além disso, também já se sabe que plenitude auricular, zumbido e otalgia são os sintomas que aparecem com mais frequência nos indivíduos com disfunção na ATM.



Os 20 participantes do estudo foram submetidos a diversos testes, entre eles a investigação das suas condições gerais de saúde para ter certeza de que o zumbido não é originado de doenças como a diabetes, identificação do tipo e duração do zumbido e dos sintomas da disfunção na ATM. Para esse último teste, foi utilizado um check list perguntava sobre a simetria movimento de abertura da mandíbula, estalido, crepitação, amplitude dos movimentos, fadiga e/ou dor nos músculos de mastigação e bruxismo.

Na hora de avaliar os resultados, os zumbidos relatados pelos indivíduos foram divididos em dois grupos: grave e agudo, sendo que o primeiro corresponde a 25% dos resultados obtidos e o segundo a 75%. O zumbido contínuo se mostrou presente em 90% dos participantes e 60% do total apresentou zumbido bilateral. As pessoas que relataram a existência de zumbido no ouvido esquerdo totalizaram 5%, enquanto 20% demonstrou a presença de zumbido no ouvido direito.

Foi possível constatar que o sintoma da disfunção na ATM mais frequente entre os participantes foi o movimento de abertura assimétrico. O bruxismo se mostrou presente em 30% dos indivíduos e, além disso, ruídos articulares também foram notados, como a crepitação (25%) e o estalido (45%).

No entanto, a identificação de que tipo de zumbido está relacionado à disfunção temporomandibular não foi possível, mas existem autores e estudiosos que afirmam que pessoas com disfunção na ATM geralmente apresentam zumbido no ouvido de frequência alta, moderado e esporádico.

Tratamento - Em muitos casos um tratamento médico não chega a ser necessário, mas uma simples correção de hábitos. Existem diversos tratamentos já que as causas são várias. Fisioterapia podem ajudar a acelerar na recuperação da articulação, remédios podem ajudar nos momentos de crise. Há pacientes que precisam de cirurgia principalmente para os que sofrem de zumbido. Isso é decorrente a pressão excessivo dos durante o sono –, as placas de silicone são indicadas. 

Fontes:Atualidades/novo-tratamento-e-solucao-para-quem-tem-isfunçao-da-atm

Contato: Clinica Spa da Coluna- Dr. Roberto Ramos da Costa-CRO-GO 1638 Rua Jorge Amado n° 1901- Mimoso I - LEM-Ba. Fone (77) 3628-3954 –Agora atendendo em Barreiras- Clinica Santa Monica- Rua São Luis 38 Fone (77) 3611-6032- Agendar com Lita

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades