Notícias

29
Jul/15

SPA da COLUNA: Síndrome do piriforme ou dor ciática

O piriforme é um pequeno músculo localizado na região dos glúteos em formato de pera. É uma das doenças mais dolorosa, causada pela hipertrofia (aumento do tamanho) e contratura desse musculo, encurtamento muscular. Esse fenômeno pode causar a síndrome do piriforme. Uma disfunção do piriforme pode causar uma rotação anterior do quadril causando dor na lombar.

A pessoa que sofre com a síndrome do piriforme senti dor no meio das nádegas, que pode irradiar ao longo da parte de trás da coxa até o pé, acompanhada de queimação de dormência. Os movimentos mais dolorosos são o de rotações, quando a pessoa está sentada e cruza as pernas, caminhar, subir escada, má postura, trauma direto na região, após caminhar por alguns minutos. Também pode acometer pessoas que malhão muito glúteo.

A diferença entre a síndrome do piriforme e inflamação do nervo ciático, começa na área da dor, no primeiro caso começa nas vertebras sacrais, pode ser acompanhada de dor inguinal, dor de barriga e na parte interna da coxa , enquanto na segunda a dor começa a nível lombar com forte dor, especialmente no movimento de extensão do pé.

A dor ciática pode ser causada pela síndrome do piriforme, ou seja compressão do nervo pelo músculo, isso pode acontecer pelo nervo passar dentro do musculo ao invés passar por baixo .A dor ciática é insuportável e pode ser causada por uma hérnia discal, um tumor, hematoma interno dos musculo posteriores da coxa ou no musculo piriforme, em caso de inflamação aumenta de tamanho e comprime o nervo ciática, causando pontadas na nádega e na perna. Pode ser confundida porque ambos causam dor ao longo do nervo ciático.

O diagnostico é feito dos exames complementares, e principalmente pelo exame físico. Se a dor já existe, o tratamento é a base de medicamentos e fisioterapia com aparelhos analgésicos, alongamento muscular, manipulação miofascial, fortalecimento da região e mudança de postura. E em casos mais avançados é necessário cirurgia para liberação do nervo.

Dra. Alessandra Borges – Fisioterapeuta Crefito 140451F

 

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades