Notícias

25
Jul/15

Comemoração dos 40 anos do 10º BPM de Barreiras

























Homenagens aos comandantes desta unidade, bem como aos policiais militares que serviram nobremente, além daqueles que faleceram no exercício do dever. O governo da Bahia, através do decreto estadual nº 24.018, de 27 de março de 1974, criou o 10º batalhão de polícia militar, com sede no município de barreiras, cuja missão era desenvolver o policiamento fardado na maior área geográfica do estado, faixa que ia de Carinhanha, no sertão no sudoeste, até Formosa do Rio Preto, no extremo oeste, da divisa do estado de Minas Gerais ao Piauí, agrupando os maiores municípios em área territorial e mais distante da capital.

O décimo batalhão foi instalado nesta cidade no dia 05 de fevereiro de 1975, tendo como patrono o coronel PM Philadelfho Pereira das Neves, que teve o seu nome lembrado para tal, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado da Bahia. o primeiro comandante do 10º BPM foi o tenente coronel PM Ildemar Valverde de Carvalho Santos.

Inicialmente, coube ao décimo batalhão de polícia militar uma área de 154.344.7 km², correspondente a 31 (trinta e um) municípios.

Posteriormente, até meados de 2015, abrangendo 13 (treze) municípios, sendo eles: Barreiras, São Desidério, Catolândia, Luís Eduardo Magalhães, Cristópolis, Baianópolis, Cotegipe, Wanderley, Angical, Mansidão, Riachão Das Neves, Santa Rita De Cássia e Formosa do Rio Preto.

Seguindo as diretrizes da nova lei de organização básica (LOB) da polícia militar da Bahia, publicada lei nº 13.201. de 09 de dezembro de 2014, o 10º BPM, que até então cumulava as funções de batalhão escola e unidade operacional.

Tornou-se, assim, após nomeação dos respectivos CMT de CIPM, recentemente, passou a ser: 10º Batalhão De Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC).

Neste ano de 2015 o Décimo Batalhão completou 40 anos de criação e instalação, tendo por comandante O Maj Pm Camilo Otávio Alonso Uzêda e subcomandante o Cap PM Marcos Vinícius Oliveira Côrtes.

Atualmente, o 10º BEIC, conta com um efetivo administrativo de 72 policiais militares, sendo 09 oficiais e 63 praças. o 10º BPM, em seus quarenta anos de existência, já formou diversas turmas de soldados, cabos e sargentos PM . Hoje, estão em formação 130 policiais militares - com 13 alunos sargentos em formação.

Um total de aproximadamente 1800 policiais já formados no décimo batalhão.

Em comemoração dos 40 anos, houve um desfile, solenidade na própria sede da então atual 10º BEIC, com várias autoridades políticas da região, Eclesiastes, Maçonaria, CTG os quais fizeram um delicioso jantar aos convidados, entre outros.

Várias homenagens foram feitas e contou também com a presença de vários coronéis de vários municípios da Bahia, além de vários policiais militares aposentados que ajudaram fundar o 10º BPM e contribuíram para esta história.

E também foi inaugurado uma unidade de saúde no interior da sede, bem como, uma unidade móvel.

Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades