Notícias

29
Jun/15

SPA da COLUNA: Saiba mais sobre fitoterapia (Plantas Medicinais)

A Fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substancias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. 

O uso de plantas medicinais na arte de buscar o reequilíbrio é uma forma de tratamento de origem muito antiga relacionada aos primórdios da medicina e fundamentada no acumulo de informações por sucessivas gerações.  Ao longo dos séculos produtos de origem vegetal constituíram as bases para tratamento de diferentes doenças.

A O. M. S. (Organização Mundial de Saúde) tem expressado a sua posição a respeito de valorizar a utilização de plantas medicinais no âmbito sanitário, tendo em conta que 80% da população mundial utiliza essas plantas ou preparações destas no que se refere a atenção primaria de saúde.

Ao lado disso destaca-se a participação dos países em desenvolvimento nesse processo, já que possuem 60% das espécies vegetais do mundo.

O Brasil possui grande potencial para o desenvolvimento dessa terapêutica, como as maiores diversidades vegetais do mundo, amplas sócio diversidades, usam de plantas medicinais vinculado ao conhecimento medicinal e tecnológico para validar certificamente esse conhecimento.

O interesse popular e institucional vem crescendo no sentindo de fortalecer a fitoterapia.

No SUS (Sistema Único de Saúde) a partir da década de 80 diversos documentos foram elaborados enfatizando a introdução de plantas medicinais e fitoterápicos na atenção básica do sistema público.

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades