Notícias

27
Jun/15

Jota Alves: Dê poder a alguém e verá quem ele é!

Abraham Lincoln, ex- presidente dos Estados Unidos, afirmou que “se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”. Que poder seria este? O de governar? O financeiro? Em tempos modernos, também se encaixa neste rol o poder da comunicação em massa.

As novas ferramentas tecnológicas se tornaram essenciais na vida de todas as pessoas. A cada dia que passa, multifuncionais de variados tipos se tornam aparelhos portáteis ao alcance de qualquer um. Seria bom, se todos tivessem caráter suficiente pra entender que uma câmera tem o momento certo para ser usada, e algumas imagens jamais poderiam ser compartilhadas. Aliás, algumas cenas jamais deveriam ser registradas em fotografia ou vídeo.

Como dizia Raul Seixas, “um microfone na mão é uma arma poderosíssima”, imagine então, a força de uma câmera! Uma foto ou vídeo se propaga pela internet em segundos. As chamadas redes sociais deram a todos um poder que só a imprensa tinha, pondo à prova o caráter dos seus usuários, e, infelizmente, o resultado tem sido uma catástrofe. Tornou-se corriqueiro ver pessoas extrapolando os limites da liberdade de comunicação. Invadindo e destruindo a privacidade alheia. Abusando da confiança do outro. Dando publicidade ao que deveria ser sigiloso. Enfim, desrespeitando outro ser humano por nada.

O que fizeram com a família, amigos e fãs do cantor Cristiano Araújo, morto recentemente em acidente de trânsito, é a prova de que falta ética, respeito, e sobre tudo caráter a muitas pessoas. “Profissionais da medicina”, em busca de alguns segundos de fama, vilipendiando um cadáver. Cometendo um crime só pela fama?

Fatos como este é a prova de que em tempos modernos, com as mais avançadas redes e tecnologias ao alcance de todos, o poder da comunicação em massa também é capaz de corromper. E nessas redes muitas pessoas têm mostrado a verdadeira face. Escancaradamente tiram a máscara, abandonam o pudor e por 15 segundos de fama tudo tem sido válido. No caso em tela, pelos atos praticados, os agora “famosos” estão sendo demitidos por justa causa e responderão a processo criminal. Será mesmo que valeu a pena?

Jota Alves
Radialista – Apresentador do Programa Mundial Notícias na Rádio Mundial FM 91,3Mhz e Colunista do Blog do Sigi Vilares.

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades