Notícias

24
Jun/15

Vigilância Sanitária realiza ação educativa no São João do Santa Cruz



Os ambulantes que trabalharam durante os festejos juninos de 2015 receberam, na segunda-feira, 22, orientações da Secretaria Municipal de Saúde sobre questões higiênicas e a venda de alimentos e kits contendo álcool gel, touca, hipoclorito de sódio e uma cartilha da Vigilância Sanitária de Luís Eduardo Magalhães (Visa).

As instruções repassadas aos vendedores ambulantes foram baseadas na Resolução 216/2004, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Fundamentados nesta legislação, fizemos uma série de orientações sobre o acondicionamento e a comercialização dos alimentos perecíveis, como carnes, queijos e salgados em geral. Além disso, falamos sobre o processo de higienização dos locais de venda e dos próprios comerciantes”, afirmou a Diretora de Vigilância em Saúde, Sueli Kuroda Inoue.

A principal recomendação do órgão é em relação ao manuseio e acondicionamento dos produtos. Os ambulantes não podem cortar, temperar, tratar ou produzir os alimentos na rua. Outras proibições incluem o uso de bambu nos espetinhos. Os alimentos que foram consumidos crus, como frutas, devem ser tratados com solução clorada e guardados em vasilhames tampados. Essas orientações são importantes para evitar a contaminação dos alimentos e a consequente transmissão de doenças.

Em relação ao acondicionamento dos produtos, os vendedores devem conferir se as comidas estão guardadas em caixas térmicas com temperatura adequada. As bebidas devem ficar em caixas de isopor limpas e bem conservadas.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM, O Expresso
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades