Notícias

16
Jun/15

DNIT apresenta projeto de drenagem para recuperação de processo corrosivo na BR 020


Para Fernanda Aguiar esta obra é de extrema urgência para conter a erosão ao lado da BR 020

Aconteceu na manhã da sexta-feira, 12, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a apresentação do projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a drenagem das águas pluviais e recuperação da margem da BR020. Estiveram presentes na reunião o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), o engenheiro do DNIT, José Mariano Neto e os engenheiros Bruno Meire, Bruno Tanajuro e Rafaela Costa da empresa Paviservice.

O projeto apresentado foi elaborado pela Maia e Melo Engenharia e consiste em um canal de concreto com um metro e meio de profundidade e largura, extensão de 2,362 km e vazão de 20,98m³ por segundo. O canal foi projetado para escoar as águas pluviais até o Rio de Pedras e sanar o processo corrosivo que se instalou ao lado da BR. A arborização e implantação de gramados em toda a extensão da obra também estão compreendidos no projeto. 

O Conselho Municipal de Meio Ambiente sugeriu que seja criada e adicionada ao projeto uma caixa para reter os possíveis sedimentos que possam escorrer junto com as águas para o rio. “É necessário que esta obra seja bem dimensionada, impedindo que a água chegue ao rio com areia e lixo. Infelizmente as pessoas cobram posicionamentos do poder público, mas não fazem a sua parte. O lixo que hoje ela joga no chão, amanhã vai parar no rio carregado pela água da chuva”, comentou o membro do CMMA, Aristeu Euderio. 

A licitação para a obra orçada em cerca de R$ 8 milhões de reais está prevista para acontecer no dia 25 de junho. Após definição da empresa, o Conselho Municipal de Meio Ambiente volta a se reunir com o DNIT e a empresa responsável pela duplicação da BR 242/020, a Paviservice para fazer as últimas observações sobre a obra. 

Para a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, esta obra é de extrema necessidade e urgência para que a erosão ao lado da BR não aumente no próximo período de chuvas. “Nós precisamos dar um destino sustentável para as águas pluviais que hoje corroem as margens da BR 020. A duplicação deste trecho da rodovia está embargada justamente por conta deste problema. Junto com o DNIT vamos fazer o possível para que esta obra inicie ainda este ano”, comentou Aguiar.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades