Notícias

15
Jun/15

Sara Brandão: Saúde emocional com auto conhecimento

A forma como agimos diante das dificuldades, adversidades e conflitos, depende muito da forma como encaramos a situação, e a forma como encaramos a situação depende muito da forma como lidamos com nossas emoções e sentimentos. Nossos sentimentos e emoções geram nossos comportamentos.

E o que gera nossos sentimentos e emoções? Podemos dizer que a forma como enxergamos as situações são determinantes para os sentimentos que temos diante das situações e para a forma como expressamos as nossas emoções.
Então, percebemos que criamos um círculo vicioso: sentimentos e emoções que são gerados pela forma como encaramos as situações, e que, por sua vez, são determinadas pelos sentimentos e emoções envolvidos nas situações.

Dessa forma, podemos perceber porque não é fácil controlar a forma como agimos e como reagimos diante das situações, uma vez que, nossas ações são determinadas por nossos sentimentos e emoções, e que, não temos controle sobre eles.
Mas, podemos pensar em alguma forma que possa contribuir para que possamos ter sentimentos e emoções mais equilibrados ? gerando assim comportamentos mais equilibrados ?

Se existe alguma forma disso acontecer, talvez, um dos caminhos para tal, passe pelo caminho do autoconhecimento.
O autoconhecimento é o ato de olhar para si mesmo, de olhar para dentro de si, e de encontrar a essência de si mesmo. È descobrir quem realmente somos; porque somos como somos; porque agimos como agimos; porque sentimos como sentimos; porque reagimos como reagimos.

Enfim, o autoconhecimento é a descoberta de quem realmente somos nós. Não olhar para dentro de si mesmo pode ser um mecanismo de defesa, uma forma de evitar o sofrimento, ao não tomar conhecimento do que lhe faz sofrer. O problema é que, o não tomar conhecimento das razões inconscientes das suas angústias não evita o sofrimento.

Pelo contrário, aumenta, pelo sentimento de incapacidade em enfrentar-se. Só você pode transformar a sua vida, mas, o primeiro e essencial passo para que isso aconteça é se conhecer, é conhecer as razões dos seus sentimentos e principalmente as razões dos seus bloqueios.

O não se conhecer faz com que também não conheça as suas capacidades, diminuindo a auto-estima, levando à sentimentos de insegurança, inadequação, perfeccionismo, cobranças excessivas, sentimento de incapacidade, dificuldade em levar projetos à frente, não se permitir errar , necessidade de agradar sempre e de ser aprovado e reconhecido pelo que faz.
Conhecer as nossas emoções pode nos levar à aprender a lidar melhor com com elas, levando à respostas mais equilibradas nas situações.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

DEBORAH ASSIS
(TERAPEUTA ACUPUNTURISTA E PSICANALISTA CLÍNICA, DERMATICISTA)
CRTH -BR 1120 ,ONP : 318/2014
FORMADA EM MEDICINA ORIENTAL CHINESA
ESPECIALIZAÇÃO EM TRATAMENTO FACIAL.

Para mais informações:
Ligue : 36281215/99073076/99074976
Rua Castro Alves n° 1249 QD 69 lt 08 Centro (Rua da Lotérica)
FACE: SARA BRANDAO LUIS EDUARDO MAGALHÃES
Site: www.sarabrandao.com.br
FACE: sara Brandão Luís Eduardo Magalhães

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades