Notícias

10
Jun/15

Senador Cristovam Buarque instala Comit pela Federalizao da Educao Bsica no Oeste



O senador da República pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (PDT), esteve nesta segunda-feira (08/06), na cidade de Barreiras no oeste da Bahia, a 900 KM da capital Salvador, com o objetivo de explanar sobre a sua Proposta de Emenda Constitucional – PEC 32/2013, que propõe a federalização da educação básica no Brasil. 

O evento realizado nas dependências da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, contou com a intervenção de diversas entidades da sociedade oestina em sua organização, entre elas a Câmara Municipal de Barreiras, OAB Subseção Barreiras, Assembleia Legislativa da Bahia, UMOB, Prefeitura de Cotegipe, FASB, UFOB, Campus IX- UNEB, UNOPAR, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Angical, SINPROFE, APLB/Regional, Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, Damásio Educacional, SINDSEMB, Pastoral da Educação da Diocese de Barreiras, AIBA, Faculdade UNIDOM, IFBA, Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Grande, SESC, ROTARY CLUB Barreiras Rio de Ondas, Núcleo Regional de Educação - NRE 11 e CDL.



Antes de proferir memorável palestra para aproximadamente 1.700 pessoas no ginásio da FASB, o ‘peregrino da educação no Brasil’, visitou O Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde foi recepcionado pela diretora Drª. Marilde Queiroz Guedes, professores, alunos e servidores.

Em seguida concedeu entrevista coletiva na Câmara Municipal de Barreiras, na oportunidade o Senador Cristovam Buarque conversou com os jornalistas sobre sua odisseia pela federalização da educação básica no Brasil, que segundo ele só está começando.



Convicto da possibilidade de materializar essa proposta, Cristovam Buarque afirmou ser imaginável pensar em libertação dos escravos no auge da escravidão negra no Brasil, mas que isso hoje é uma realidade, “proporcionar escola pública de qualidade para todas as crianças brasileiras, é perfeitamente possível, só depende de nós” afirmou.

O Senador ainda visitou o Campus Reitor Edgar Santos da UFOB, onde foi recepcionado por professores, servidores e pelo vice-reitor Dr. Jaques Antônio de Miranda, se deslocando em seguida para a Faculdade São Francisco de Barreiras, onde foi ovacionado por quase duas mil pessoas com calorosa salva de palmas.



Em seu principal compromisso na cidade, diante de uma plateia absolutamente atenta, formada em sua maioria por trabalhadores da educação, o Senador Cristovam Buarque transmitiu a todos seu desejo de proporcionar a todas as crianças brasileiras educação de qualidade, e que isso só será possível se forem criadas as condições materiais de financiamento, e que somente a federalização poderá comprometer o governo com este financiamento.

Ao final da sua fala o Senador Cristovam Buarque na condição de patrono, formalizou a instalação do Comitê Regional do Oeste da Bahia pela Federalização da Educação Básica no Brasil, que em seu primeiro momento será conduzido pela Diretoria Executiva composta por Câmara Municipal de Barreiras, Coordenadora; União dos Municípios do Oeste da Bahia – UMOB, Vice-coordenadora; Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Primeira Secretária; Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Segunda Secretária; Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras, Primeira Tesoureira e APLB Regional, Segunda Tesoureira.



Ao término do evento, o Senador Cristovam Buarque foi homenageado com a medalha da luta pela federalização, instituída pelo Comitê.

Fonte: ASCOM,CROB-FEB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades