Notícias

08
Jun/15

SPA da COLUNA: Bico de Papagaio

Denominada, ostofitose, ou (OSTEOFITOS DE CALCIO), É uma das formas de manifestação da artrose, que atinge a coluna vertebral com o passar dos anos as articulações do Popularmente conhecido como bico de papagaio, a disfunção denominada sofrem um desgaste natural que propicia o aparecimento do problema.

O bico de papagaio é diagnosticado quando ocorre uma calcificação nas cartilagens que envolvem as vertebras e os ligamentos. Isso ocorre porque o organismo tenta estabilizar o desgaste apresentado na estrutura.
É sabido que esse processo provoca terrível dor, devido à própria rigidez na região afetada pois as vertebras vão pressionando os nervos e músculos.

Não é apenas a idade que pode ser um fator desencadeante da doença. O problema pode ser hereditário e provocado também por postura inadequada, obesidade, falta de atividade física, além de fraturas e doenças reumáticas. Todos esses desgastes podem levar ao desgaste articular e provocar a calcificação das vertebras. Vale destacar que a disfunção costuma ter maior incidência na região lombar embora possa atingir outras regiões da coluna.

É fundamental buscar alternativas eficazes para prevenir o problema pois, a disfunção em alguns casos é irreverssiveis. A esteofitose é progressiva, mais possui controle, geralmente na maioria dos casos apresenta sinais leves. Para evitar o problema, é importante corrigir a postura, evitar o sobrepeso e principalmente a obesidade e praticar atividade física regulamente de baixo impacto, como exercício na agua. Esse tipo de exercício físico não força as articulações. Além de hidroginastica e caminhada fazer muito bem a saúde.

Fonte: Dr HC IZALTON ALVES SILVA / SPA DA COLUNA 
RUA JORGE AMADO N°1901 CENTRO LEM – BA (77) 3628-3954

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades