Notícias

29
Mai/15

Audiências públicas discutem ampliação do esgotamento no oeste da Bahia

A Embasa apresentou, na última semana, projeto de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário a moradores de localidades do oeste baiano que serão beneficiados pelas obras. Um total de 70 pessoas se reuniram durante as audiências públicas, realizadas na última terça-feira (19) em Ibotirama, e na quinta-feira (21) em Muquém do São Francisco. As obras vão garantir maior acesso da população aos sistemas de esgotamento já implantados nos municípios.

O projeto tem recurso do Projeto de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e do Parnaíba, com financiamento do Orçamento Geral da União, e consiste na execução 1.295 ligações intradomiciliares e 164 banheiros em Ibotirama, além de 274 ligações intradomiciliares e 19 banheiros em Muquém do São Francisco. Com investimento de R$ 2,7 milhões, a obra será executada no prazo de 12 meses pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) com parceria da Embasa, responsável pela operação do sistema de esgoto nos municípios.

O recurso ainda garante a execução de 247 ligações intradomiciliares e 19 banheiros em Canápolis, também no oeste da Bahia. Desde 2012, a Embasa iniciou a operação do sistema com os serviços de coleta e tratamento dos esgotos domésticos, beneficiando atualmente cerca de 9,2 mil imóveis em Muquém de São Francisco e Ibotirama.

A assistente social da Embasa, Aline Paola Nuernberg, explicou que, juntamente com a execução das obras, serão realizadas reuniões e palestras educativas, além de mobilizações sociais, para sensibilizar sobre a importância da execução das ligações em imóveis que já contam com a rede disponível na rua. “O projeto visa aumentar a cobertura com o serviço de esgoto nestes municípios como forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores e retirar o esgoto jogado diretamente na via pública que segue diretamente para o São Francisco”, explica.

O prefeito de Muquém do São Francisco, Márcio Cesare Mariano, acredita que o projeto vai beneficiar aqueles que não têm condições de executar as suas ligações intradomiciliares. “Acredito que o trabalho social vai mostrar como os moradores podem aderir ao sistema com a diferença entre o escoamento das águas servidas de esgoto e água de chuva”, exemplifica. Já o presidente da Associação do bairro Alto do Fundão, Antônio Reis das Chagas, está confiante com os resultados para ampliar o funcionamento do sistema de esgoto em Ibotirama. “Estamos de portas abertas para iniciar um trabalho conjunto de sensibilização entre os nossos associados”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades