Notícias

21
Jan/13

Dr. Mário: Alunos ou Professores

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amir Klink

As duas frases acima reduzem em uma só coisa, somos eterna e permanentemente alunos na escola da vida, estamos sempre aprendendo, estamos sempre descobrindo, com a diferença da humildade em reconhecermos a condição de aluno.

A semelhança entre quem tudo sabe e quem nada sabe é que, no fundo, nenhum dos dois sabe absolutamente nada. Estes somos nós do alto de nossas arrogâncias ao acharmos que somos detentores do conhecimento absoluto, da verdade absoluta.

Nas redes sociais, de modo geral, vemos vários posts em favor dos professores, ate quadros comparativos de salários com outros países, entretanto nunca conseguimos ver isso aplicado em nosso país ou se tornar verdade em nosso cotidiano.

Do maior cientista ate o mais simples analfabeto, todos passaram ou passarão pela mão de um professor, que os guiou ou guiará pelo caminho do conhecimento, do aprendizado e quem sabe da sabedoria.

Procuro me lembrar de cada mestre que passou pela minha vida, do que me ensinaram, do que me fizeram descobrir, dos que acreditaram em mim quando eu mesmo nem acreditava. Porém alguns marcam mais que outros e, muito particularmente, viajo ao meu 5º semestre de faculdade, quando estive perto, muito perto de desistir da minha carreira em virtude de problemas familiares, cuidar de minha mãe, continuar a faculdade ou conciliar os dois. Conciliei os dois com a ajuda de colegas inestimáveis e professores inesquecíveis.

Desembargador Humberto Mannes é o professor que jamais saiu de minha memória, de minha alma e meu coração, uma verdadeira benção do meu tempo de faculdade.

Cora Coralina estava certa ao proferir: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Graças a Deus continuo aluno, continuo aprendendo e sabendo que, no fundo, nada sei e que tenho muito a aprender e, para isso continuo contando com a ajuda dos professores.

ESTA É MINHA OPINIÃO!
Dr. Mário Machado

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades