Notícias

16
Mai/15

Prefeito aproveita lançamento do Matopiba para reforçar pedidos junto ao Ministério da Agricultura


O prefeito Humberto Santa Cruz reforçou os pedidos ao governo federal e afirmou que LEM faz questão em participar do desafio que é de consolidar o Matopiba

O prefeito Humberto Santa Cruz aproveitou a presença da Ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu e do Governado do Estado da Bahia, Rui Costa, nesta sexta-feira, 15, em Luís Eduardo Magalhães, para reforçar alguns pedidos importantes para o desenvolvimento econômico e do agronegócio da região oeste. Ambos participaram do lançamento oficial do “Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba”, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

A revisão da Lei que disciplina a cobrança do ITR, adequando a taxa de imposto à realidade atual, bem como uma definição precisa do conceito de floresta nativa para efeito de exclusão da base de cálculo do imposto; designação de uma vaga de médico veterinário para defesa fitossanitária no município de Luís Eduardo Magalhães, para inspeção da exportação de proteína animal.

Outro pedido diz respeito à exclusão da tarifa “Bandeira Vermelha” para o horário reservado do setor de irrigação. “Aquele de oito horas e meia, durante a madrugada, quando o sistema elétrico está menos sobrecarregado. Esta tarifa representa um aumento de 295% (duzentos e noventa e cinco) do custo da energia deste horário”, esclareceu o prefeito. Humberto ainda reforçou a reinvindicação dos agricultores no sentido de agilizar os processos de registro de agroquímicos genéricos.


A Ministra Kátia Abreu em entrevista coletiva logo após o lançamento do Matopiba em LEM

O prefeito disse ainda em seu pronunciamento, acreditar que o agronegócio é a ponte que liga o Brasil ao mundo comercial e, que, será por esta ponte que o país alcançará o equilíbrio econômico e diminuirá suas desigualdades sociais. Segundo Humberto, o município de Luís Eduardo Magalhães está pronto e faz questão de participar deste grandioso e instigante desafio que é a consolidação da Matopiba. “Tenham certeza de que nós vestimos a coragem e carregamos conosco, sempre, o compromisso com o bem comum”, comentou.

Considerado a última fronteira agrícola do mundo e atualmente representa 12,8% da produção de grãos no Brasil, o Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos estados que o formam — Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, é estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.

A solenidade de lançamento contou ainda com as presenças do vice-governador João Leão, o presidente do SENAR, João Martins, o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen, autoridades políticas de Luís Eduardo Magalhães e região e produtores rurais.

 

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades