Notícias

16
Mai/15

FPI 2015 resgata número recorde de mais de 1500 animais na região de Irecê

Operação integrada reúne diversos órgãos em defesa do meio ambiente



Coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NUSF – Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco, a 35ª FPI – Fiscalização Preventiva Integrada foi realizada no período de 04 a 15 de maio. A operação contou com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, entre os quais a PRF, ADAB, CREA/BA, FUNASA, IBAMA, INEMA, MPF, MPT, SEFAZ, SEAGRI, SEMA, CIPPA, CRMV e colaboradores.

As equipes da 35ª FPI desenvolveram ações nos municípios de Irecê, Mulungu do Morro, Cafarnaum, Barro Alto, Canarana, Ibitita, Ibipeba, Xique Xique, Lapão, Jussara e São Gabriel.



A Polícia Rodoviária Federal integrou a equipe de Fauna com agentes do IBAMA, do MP e de colaboradores, percorrendo diversos municípios na área urbana e rural, visitando vários povoados.

Ao todo, 1518 animais foram entregues ou resgatados pelas equipes. Entre as várias espécies de aves, a maioria delas foram pássaros como cardeal, coleira, sabiá, dentre outros que se encontravam em residências e sítios dos municípios visitados. Alguns casos chamaram bastante atenção dos especialistas, como o do papagaio verdadeiro, que é um animal muito raro e bastante cobiçado por traficantes de animais silvestres.

Outra situação que chamou bastante atenção foi o caso do Secretário de Meio Ambiente do Município de Souto Soares/BA que, após denúncia, foram encontrados em sua propriedade 14 animais silvestres, sendo 06 periquitos da caatinga, 01 curió, 02 corrupião, 01 sabiá poca, 01 coleirinha, 01 trinca ferro, 02 zabulê.



Além das aves, a equipe também resgatou uma ema, um veado e mais de quarenta preás, animais que infelizmente são alvo de caçadores com o objetivo de vender a sua carne e também de praticar a caça esportiva, o que é proibido pela lei.
Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna – CEMAFAUNA, em Petrolina/PE, onde passaram pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegrados à natureza, com devido monitoramento.

Duas pessoas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal, sendo uma delas por porte ilegal de arma de fogo e uma por desobediência. Outros foram encaminhados ao IBAMA para as notificações e medidas administrativas. Além disso, foram apreendidas 12 espingardas, em sua maioria abandonadas pelos infratores.



A equipe formada pelo IBAMA, PRF, MP e colaboradores da FPI ainda realizou diversas palestras em escolas de municípios da região no intuito de conscientizar as pessoas da importância de não manter animais silvestres em cativeiro e de quanto o cativeiro contribui para o crescimento e fortalecimento do tráfico de animais.

A 35ª FPI encerrará suas atividades ontem, 15, com a realização de audiência pública no município de Irecê/BA, onde foram apresentados os resultados dos trabalhos das diversas equipes que compõem a Operação Fiscalização Preventiva Integrada.

 

Fonte: PRF
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades