Notícias

07
Mai/15

Secretaria de saúde de LEM enfrenta surto de dengue

Werther Brandão, Secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães

No ultimo dia 5, por volta de 16 horas, um jovem de 15 anos se apresentou na UPA com queixa de forte dor de dente. Quando o atendente checou a idade, o usuário recebe a informação de que “infelizmente” não poderia ser atendido por ser de “menor”.

O setor de atendimento da UPA só não contava com a presença do secretário Werther Brandão, que assistiu toda conversa e arrematou:

“Quer dizer então que se tiver aqui um adulto que se responsabilize por ele, o atendimento e possível? Então, como ninguém aqui quer ser o responsável, pode me trazer um papel que vou fazer uma declaração ficando responsável por ele!”

Dito isso, o rapaz foi atendido sem mais delongas, que ninguém está aí para dizer o contrário ao Secretário.

Fábrica de Pastel - Depois de uma série de reclamações de clientes, alguns queixando-se de infecções intestinais, o Secretário de Saúde solicitou, à Vigilância Sanitária, o fechamento do estabelecimento denominado “Fábrica de Pastel”, na esquina frente ao CEMO. Os fiscais lacraram a loja perto das 12 horas desta quarta-feira e antes das 14 horas os proprietários já haviam rompido o lacre oficial.

O proprietário rompeu o lacre a mando do seu contador, o vereador Guinho da Contem, que deixou o seu telefone disponível para funcionários caso fossem abordados pelos fiscais.

Agora à noite, o Secretário, obstando o crime de desobediência à autoridade sanitária, mandou lacrar novamente as portas do estabelecimento, depois de convocar o proprietário da loja a comparecer no local.

Dengue e Ação Conjunta - Nesta quarta-feira o Secretário convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, onde discorreu sobre as ações que o Município está tomando em relação ao surto de dengue na Cidade, que já conta com 17 infectados confirmados e quase 300 casos suspeitos.

A cidade está enfrentando um índice de infestação predial de larvas do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, chikungunya e sika, da ordem de 3,8. Se esse índice alcançar 4,0, as autoridades sanitárias enquadrarão o Município na condição de “surto epidêmico”.

O Secretário estabeleceu uma Comissão de Defesa e Enfrentamento da Dengue, que será instalada amanhã na avenida Kichiro Murata, em próprio municipal, no mesmo endereço onde será instalado o CAPS AD III 24 horas. Essa comissão multidisciplinar tomará as decisões sobre as próximas ações de combate à dengue, desde a prevenção através de pulverização e fumigador, até o tratamento específico que será dado aos infectados pelo vírus.

O Secretário pediu o apoio da imprensa para as divulgação do combate à dengue, que tem no bairro Santa Cruz sua maior incidência, com 22%. O telefone (77) 3628-3099, do Controle de Endemias, já está à disposição da população para denúncias e aconselhamento sobre águas paradas.

 

Fonte: Jornal O Expresso com fotos do Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades