Notícias

04
Mai/15

Com 200 suspeitas de dengue, LEM vive estado de alerta


Os dois filhos da dona de casa Kelly Cristina da Silva ficaram doentes

Os moradores de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, estão preocupados com o alto número de casos de dengue. São 217 suspeitas e 12 situações confirmadas de janeiro até maio deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti é de 3,8%, acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, o que já é considerado estado de alerta.

Os dois filhos da dona de casa Kelly Cristina da Silva ficaram doentes, e o caso mais grave foi o de Pablo, de apenas 4 anos. Ele ficou internado por três dias no Hospital do Oeste, que fica na cidade vizinha de Barreiras, com dengue hemorrágica, segundo a mãe. "Ele começou com muita febre. A barriga começou a inchar, vomitou sangue. Não estava comendo nada. Eu levei no hospital, ele fez o primeiro exame e não deu nada. Tornei a levar ele no médico, aí fez outro exame e deu dengue", contou. A dona de casa acredita que o mosquito transmissor se espalhou pelo bairro a partir de um ferro-velho.

No ferro-velho, existem vários materiais que acumulam água. A visita dos agentes de endemias é constante, mas o problema continua. Em uma delas, a equipe encontou diversas larvas do mosquito. "Mesmo com os cuidados que a gente tem, a gente faz tudo para colaborar com os agentes, até mesmo com a vizinhança em geral, mas acumula água mesmo. Sem dúvidas. Se eu falar que não acumula, estou mentindo", afirmou o comerciante João do Carmo.

Por conta do tempo chuvoso, a chance de mais focos aumenta. Por isso, os agentes também fazem o controle químico nas casas dos moradores. "É um trabalho preventivo, com o intuito de eliminar mosquitos na área onde está o paciente. Tem que ser também o trabalho da população, não deixando a água parada para a formação de focos", relatou o agente Florisval Telles. "A dengue é uma doença que precisa ser combatida em comunidade. Quando a comunidade está em harmonia para combater a dengue, é muito mais fácil. Não deixe de receber o agente de saúde na sua casa", afirmou o secretário de Saúde da cidade, Wheter Brandão.

Fonte: G1.COM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades